sábado, 9 de janeiro de 2010

O QUE JESUS VÊ EM UM AMIGO

O QUE JESUS VÊ EM UM AMIGO Lucas 11.5-10 pr. Alexandre Rubens da Silva

introdução:"No passado para ter um amigo era mais lento, as vezes demorávamos anos para conhecer alguém diferente, hoje, de dentro de nossa casa em poucos minutos podemos encontrar, contatar e até fazer novos amigos ao redor do mundo, essa é o relacionamento humano evoluindo"

"A amizade é uma das maiores gratuidades concedida que o ser humano pode acolher. Ela está para além dos alvos comuns, dos interesses compartilhados ou das mesmas histórias. É a alegria de dar e receber. É a oportunidade de estar com o outro mesmo quando não podemos nem aumentar a alegria, nem diminuir a tristeza. Amigos são para toda vida."Uma amizade verdadeira é um compromisso que levamos durante toda nossa vida, quando alguém acha um amigo ambos ficam ligados para sempre."

ilustração: a história de dois amigos viajavam pelo deserto e, em um determinado ponto da viagem, discutiram. O outro, ofendido, sem nada a dizer, escreveu na areia: Hoje, meu melhor amigo me feriu.

Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se. Hoje, meu melhor amigo me salvou. Areia esquecimento, vento do perdão. Pedra da memória do coração. É interessante que os cristãos do 1º. séculos costumavam chamar uns ao outros de amigos. 3 JO v.14

Tese: Jesus vê 3 coisas que existe em um amigo.

F.T. A 1ª. coisa que Jesus vê em um amigo é...

I- A SUA RAZÃO DE EXISTIR V 5.

inter. Jesus é enfático quando diz que "todos tem amigos". ter dá um sentido de posse é isso que um amigo é um bem que você pode contar, um patrimônio que você leva consigo a vida toda. Jesus diz que o amigo existe, ele é pra você.

Assim é o amigo ele está na condição em que parte de sua existência pertence a outro que o tem como um amigo, e só um amigo sabe o grau de relevância que o outro tem para ceder uma parte de sua vida. Um amigo diz muito sobre nós; ele diz que não estamos sozinhos, e nos passa a segurança que podemos contar com alguém a qualquer momento.

OS AMIGOS EXISTEM POR 4 RAZÕES PRINCIPAIS.

RAZÃO N.1. DEUS FEZ AMIGOS- Deus foi o primeiro a fazer amigos - no Éden e mesmo depois da queda ele continuou fazendo amigos. (Abel, Enos, Enoque, Matusalem, Noé, Abraão, Moisés e por ultimo sua noiva amiga sua igreja. a amizade nasceu no coração de Deus).

RAZÃO N.2. AMIGOS SÃO IMPORTANTES NAS HORAS DA PROVAÇÃO. - (Daniel 3:28) - Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus. Deus está no onde há verdadeiros amigos.

RAZÃO N.3. ALGUNS AMIGOS SÃO MAIS CHEGADOS QUE IRMÃOS. – O melhor lugar para praticar a amizade é no lar, no seio da família, em muitos lugares não é assim que acontecem, muitos só sabem ser pai -mãe - irmãos e parentes. Para muitos pertencer a uma família é uma questão e batalhas onde se travam disputas e preferência, .... um lugar de desconfiança e de carência afetiva. É na família onde se espera encontrar pai-mãe-irmão amigos e presentes.... um lugar de elogio e não de xingação, de exaltação e não de rebaixamento. Quando se trata de família e igreja a família de cristo deve existir uma grande diferença entre conhecer bem alguém e ser um verdadeiro amigo. ______ A maior evidencia da amizade genuína é ser alguém que pode estar presente em todo tempo. Um amigo é aquele que compartilha das tristezas e multiplica a alegria. Que tipo de amigos estamos sendo?________ do tipo amigo da onça? Do tipo que ficam? Só para tirar proveito e se afastam quando se tira vantagem? Amigos de negócio? amizades à parte? A amizade eleva uns aos outros a um nível tão culminante de benefícios que um grau de parentesco quando deficiente não pode oferecer. Alguns amigos suprem o que falta na família.

RAZÃO N.4. JESUS NOS FEZ SEUS AMIGOS. (João 15:15) - Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Jesus é o amigo de relacionamento franco e aberto, transparência. Relacionamento gradual: A) discípulos. B) apóstolos. C) amigos. Toque no altar tem uma frase assim: “Não sou apenas servo teu amigo me tornei” você crê Jesus se abrindo com você revelando gradativamente? A amizade de Jesus Cristo é gradativa e pessoal. Aleluia!!!!

F.T. a 2ª. Coisa que Jesus vê em um amigo é....

II A SUA CAPACIDADE DE AGIR NÃO PORCAUSA PRÓPRIA V. 6.

Inter. Jesus fala de um amigo que vai até outro amigo por causa de seu amigo. Nesta parábola podemos ver aqui uma expressão da trindade como se interagem entre si. A palavra que define o relacionamento de Deus Pai , Filho , Espírito Santo é quenosis = esvaziamento abrir mão para de si para... Paulo define muito bem em filip. 2.5-8 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

Assim é o amigo ele é capaz de quebrar a barreira do egoísmo, a amizade faz que deixemos de lado a nossa zona de conforto para entra nos lugares de conflitos. A explicação para isso é que um amigo é aquele que age em função do amor fileu o mesmo amor que um pai amam um filho ou um irmão ama o outro. O amor fileu não age em causa própria.

ATITUDES DE UM AMIGO QUE NÃO AGEM EM CAUSA PRÓPRIA

UM AMIGO É CAPAZ DE DAR O QUE NÃO TEM – ele vai até a casa de outro amigo... ele se dispõe a se humilhar pelo amigo, ele muda a rotina pelo seu amigo.

ELE TEM A LIBERDADE DE IMPORTUNAR SEM SER IMPORTUNO, ele não liga antes , simplesmente chega fora de hora, insiste, incomoda ele chantagea sem ser um chantagista ele é um chato de galocha, ele se torna um carrapato não sai da aba. Em determinadas ele tem liberdade para isso. Jesus vê que os amigos são para qualquer hora.

AMIGOS NÃO VIRAM AS COSTAS. nos momentos mais difíceis eles estão ali, em todos os momentos ele está a disposição, se precisar "conte comigo" ele é quem podemos contar. um amigo é um associado intimo de todas as horas. em vez dele nos virar as costas um amigo faz o contrário ele nos carrega nas costas ele é o bom samaritano de todas as horas. esse foi o exemplo deixado pelo o "amigo dos amigos" aquela cruz foi o maior simbolo de sua amizade aquela cruz essa você eu impossibilitados, impotente, mas o maior de todos os amigos estava ali, não deixando-nos cair, mesmo ferido fraco exalto de tanto ser surrado, depois de ter sido vitima de brutal violência nos suportou em seus ombros e nos levou carregando em suas costas o peso do nosso pecado e não nos desprendeu de sua costa por nenhum segundo até o ultimo suspiro.

UM AMIGO É UM TERAPEUTA, através dele podemos verbalizar os pensamentos e emoções que nos perturbam

a amizade possui um elemento terapêutico, ela trata de problemas físicos e psíquicos com uma tremenda eficácia contra a doença que afeta o relacionamento ela é um remédio poderosíssimo no tratamento da solidão. Um amigo ajuda-nos compor as estrofes da nossa alegria. Como um desfebrilador, um amigo é um agente reanimador que impulsiona os sinais vitais da nossa emoção. Um amigo por sí mesmo já explica sua razão de existir.

AMIGOS SACRIFICAM: aqueles que não forem capazes de se sacrificarem por você não são amigos, aquele que você não for capaz de se sacrificar esse também não é amigo. por que o amigo é aquele que se sacrifica o tempo, privacidade, orçamento mensal, a atenção quando for requerida Jesus é maior que todos os amigos. Jesus é o amigo dos amigos porque ele te conhece, conhece seu amigo, os amigos dos amigos e todos os amigos que os amigos de seus amigos possam ter e ainda assim não se importa de ser o nosso amigo e de nos tratar com tamanha amizade sem igual que nem com todos os amigos reunidos se pode comparar. Ele faz menção de sua amizade dizendo em João 15:13: - Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Autor: Alexandre Rubens[copy-right@ 2010]

Nenhum comentário:

Postar um comentário