segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A FORÇA DE QUE NECESSITAMOS

Isaias 40. 27

A força de que necessitamos

Pr. Alexandre. RUBENS D. SILVA

Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?

28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.

29 Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.

Ao postar-se de braços na cintura, à frente da tremulante bandeira americana, o homem de aço, já mandava seus recados pra todo mundo; o símbolo da força mundial é o E.U.A.

Era a América vendendo a idéia de ser a guardiã da ordem e da justiça para o mundo. (na visão deles é claro).

Não tem forças para crer que Jesus é o caminho a verdade e a vida? Deus tem força para você.

F.T. NECESSITAMOS DA FORÇA QUE VEM..

I- DE UMA FÉ SOBRENATURAL V.27-28

Afirmação é esta: Para Deus eu não existo , o texto está falando de lamento, queixa, perda da fé. Uma palavra para definir essa crença é parâmetro de uma fé natural.

A FÉ NATURAL ESTABELECE O PARÂMETRO DO:

Sentimentalismo – o mau uso da emoção. Israel escorregou nesse tipo de fé, A fé pagã de sua época cria assim. O problema da fé natural é esse. Quem crê assim, pensa e age de forma distorcida com relação a Deus e as pessoas, porque está condicionando Deus ao seu sentimento e emoções. O seu Deus em alguns momentos será grande por que você estará se sentindo grande, em outros o seu Deus será pequeno demais porque você estará depremidíssimo demais para enxergar Deus de outra forma. Deus repreendeu várias vezes Israel por causa disso. Deus nos questiona. Mas quando retomamos essa fé e clamamos pelo Jesus sobrenatural ele nos tira do fracasso e da derrota louvado seja Deus.

No v.27,28. Fala que eles estavam comparando Deus por aquilo que estavam sentindo e a lógica distorcida descrevia assim: Se estivermos cansados é por que Deus se cansou de nós Deus, Deus se cansa não teve forças para nos manter até o fim. Vejo que todas a vezes que o homem tentar definir Deus, utilizando instrumentos da fé e da razão comum, Deus questiona levando-nos para uma profunda reflexão. Nesta reflexão Deus coloca um espelho diante deles, e esse espelho mostra que esta situação não foi criada por Deus. e sim por eles mesmos.

Existem duas situações predominantes na vida de uma pessoa; uma é a que Deus cria na vida de uma pessoa, para glorificar o seu nome (José)... essa situação não foi feita para sua derrota, mais se está acontecendo é para a glória de Deus, mesmo que seja difícil crer, Deus está no controle da sua vida. A outra é a que criamos. Saiba disso; Deus não tem nada a ver com isso. Deus não trabalha em empresa de coleta de lixo, Deus não é apagador para você ficar escrevendo qualquer coisa na lousa de sua vida e depois sair apagando tudo de qualquer jeito, Deus não mora na casa da mãe Joana. Não podemos lidar com Deus como se lida com remédio, Deus não é xarope. Não podemos lidar com Deus como lidamos com nossas emoções e sentimento.

Deus É independente daquilo que eu sinta, perceba ou não, Deus é justo. Não perca o animo não, os projetos de Deus estão em pé em sua vida, seus sonhos estão vivos e ativos a favor de quem crer , Deus não muda.

A FÉ NATURAL ESTABELECE O PARÂMETRO

Perceptivo visual : crentes alá Tomé . O problema da fé natural é que ela exige provas visuais ela depende de ver pra crer.

v.27. O meu caminho está encoberto, não percebo Deus, não vejo Deus agir. Não enxergavam o Deus de perto, e sim o Deus de

longe (síndrome de Tomé). Não acreditam na autoridade do sacerdócio cristão não acreditam mais na palavra quando ele diz em Tg 5.13 Está alguém entre vós aflito? Ore.

Muitos gostam de dizer: Deus está presente em todo lugar não preciso ir a igreja, busco em casa mesmo, mas Tomé vê uma coisa muito diferente, que ao contrário dos que pensam assim Tomé descobre que Deus se revela onde pessoas estão reunidas no nome Dele. Deus é (onipresente se faz presente em todo lugar) o que Tomé não sabia é que Deus se revela no meio dos que reúnem em seu nome.

A FÉ NATURAL ESTABELECE O PARÂMETRO DA

Urgência: pressa- A FÉ NATURAL É IMPACIENTE. Esse corre – corre, na afobação, na correria, na agitação

Esse drive-thru da agitação frenética da vida gera doença emocional. Deus questiona a razão de Israel. Tem muito crente que já teve experiência com Deus, que já foi um homem de Deus, mulheres de Deus, pessoas extraordinária, que oravam, jejuavam, crente firme, que na melhor performance espiritual oravam e sentiam Deus de perto e por causa de uma eventualidade da vida estão, frios gelados, pálidos, dizendo que Deus mudou com eles. Culpam a Deus, se... culpam a Deus se... culpam a Deus. Deus não é Deus de momento. A força de que necessitamos hoje depende do que eu ando dizendo. O que você anda dizendo das coisas, dos amigos , de si mesmo, daquilo que você faz, de Deus? Abra sua boca para dizer coisas que glorificam a Deus.

Para Deus eu não existo: Essa é a declaração da fé natural quando as coisas não vão bem, segundo ela, Deus não se importa: com a calamidade, com a miséria, com o problema alheio, Deus deu a corda no mundo e deixou se virando sozinho em torno da sua própria sorte.

Deus não age conosco baseando-se naquilo que se pode conhecer sobre ele, mas Deus age conosco firmado naquilo que ele sabe sobre nós, v. 5-8. A fé sobrenatural me leva crer que sou importante para Deus. O vers. 26 há um desafio e é olhar com os olhos da fé ... Alimente-se de uma fé sobrenatural.

F.T. NECESSITAMOS DA FORÇA QUE VEM..

II- VEM A PARTIR DA COMPREENÇÃO DE NOSSA REALIDADE V. 29.

Somos seres frágeis por três razões:

1ª. porque eu e você temos necessidades. Somos seres de necessidades e ponto final.

O homem pode ganhar dinheiro, adquirir bens, fama, sucesso. Pode ter o melhor desta vida, alcanças alvos, realizar sonhos, realizar planos, pode ser um brilhante profissional, um vencedor, mas a sua realidade será a mesma: somos seres fadados à crise da fragilidade.

2ª. As coisas desta vida são frágeis. Temporais e passageiras.

3ª. Porque temos sentimentos. “Não permita que ninguém o faça descer tão baixo a ponto de você sentir ódio.” Martin Luther King

F.T. NECESSITAMOS DA FORÇA QUE VEM..

III- ESPERANÇA NO SENHOR V. 30-31.

Se alimentar do negativo. Isso anula a esperança.

Deus prometeu força suficiente para enfrentarmos os desafios que nos vêm dia a dia. Dê a Deus as rédeas de sua vida por que a verdadeira esperança vem do Senhor, a força de que necessitamos vem do Senhor. Tudo o que temos, somos ou viermos a ter, vem do Senhor, ele é a fonte de todas as bênçãos, espera no Senhor. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Em meio tantos dissabores, tudo pode perder, menos a esperança.

Viver sem esperança é abrir as defesas para os inimigos da alma, que vivem de plantão, escondidos na periferia da nossa existência. Eles quando nos encontram vulneráveis são rápidos no agir, especialmente como destruidores da alegria, dos sonhos e das motivações. A esperança é o amanhã antecipado por meio dos olhos da fé. Ela conduz o nosso olhar na direção da vitória.

Por causa da esperança acreditamos no amanhã. Pela sua força, alimentamos a fé e o amor. A esperança é Deus, mas, é Deus agindo dentro de nós.

Esta mensagem foi pregada no congresso Jesus é o Caminho a Verdade e a Vida em Itapevi- São Paulo.

Autor: Alexandre Rubens [copyright@ 2010]

Nenhum comentário:

Postar um comentário