quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A BOA TERRA QUE HÁ EM VOCÊ. Mt. 13.



PR. ALEXANDRE RUBENS DA SILVA.









EXISTEM 3 COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER PARA QUE A BOA TERRA QUE EM SEU CORAÇÃO SEJA UM POMAR DE DEUS.



F.T. PARA QUE A BOA TERRA QUE HA EM SEU CORAÇÃO SEJA UM POMAR DE DEUS.



I NÃO DESPERDICE AS SEMENTES QUE DEUS DEU A VOCÊ.



momentos em nossas vidas que nos falta o cuidado, o zelo, a atenção. E a palavra mesma nos diz que temos que ser vigilantes, porque o diabo anda ao derredor... Deus nos deu o dom do cuidado e a responsabilidade de conduzir as sementes que produzem vida para serem colocadas no solo certo.


Aquele semeador podia correr o risco de chegar ao lugar de plantação e se dar conta de que não havia mais sementes para plantar, porque havia um lugar que as sementes escapavam e ele não se dava conta disso.


Vamos ao local da nossa sementeira e descobrimos que as sementes para o plantio desse ano se perderam.



Ha momentos em nossas vidas que precisamos parar, sentar para fazermos alguns reparos em nossas vidas , para descobrirmos por onde é que as boas sementes estão se perdendo. Para que as boas sementes que Deus colocou em nossas mãos sejam conduzidas para o lugar onde será plantada, germinada e se produza uma grande colheita sem que se perca uma semente se quer. Precisamos parar e verificar se as boas sementes não ficaram perdidas a beira do caminho. Jesus diz que o inimigo se apropria dessas sementes e as leva para longe de nosso alcance e ali ele devora a semente da fé , dos sonhos, da alegria, da comunhão em família assola nossas esperanças e a boa terra que há em nosso coração fica vazio desolado como um deserto e nos tornando pessoas vazias e sem sentido.




F.T. PARA QUE A BOA TERRA QUE HA EM SEU CORAÇÃO SEJA UM POMAR DE DEUS.




II- NÃO DEIXE QUE LANCEM EM SUA BOA TERRA PEDRAS EM LUGAR DE SEMENTES.



Porque estas mesmas pedras se tornarão um obstáculo que afetará o desenvolvimento da vida.


Pedras que tomarão as formas mais variadas para impedir o crescimento e uma boa colheita em sua vida. Pedras que se tornarão montanhas intransponíveis no dia da aflição.


Aquela semente quando nasceu estava cercada por pedra, não tinha espaço para desenvolver porque ao seu lado as pedras não deixava (opressão) não podia se aprofundar por que embaixo dela só havia pedras. Estas pedras geravam agressão, morte, feridas, rancor, peso, ausência de descanso.



O mesmo acontece conosco quando deixamos que pedras sejam lançadas na boa terra de nosso coração. Por mais preciosas que pareçam não deixe que lance pedras na boa terra de seu coração: pedra que vem na forma de acuação, a mesma que haviam preparado para parra o dia do julgamento mulher adultera a qual Jesus defendeu, a pedra da culpa, dos maus trados, da limitação àquela que leva tanta gente sair por ai dizendo: eu presto, não valho nada, eu não consigo, é tarde demais para mim, desisti de tentar, não tenho forças, não posso. Pedras lançadas por gente estúpidas causadoras de maus tratos, gente que só sabe dar pedrada.



Venhamos e convenhamos se já é ruim andar com pedras no sapato, imagine transportando-as no coração, com certeza o estrago é bem maior.



F.T. PARA QUE A BOA TERRA QUE HA EM SEU CORAÇÃO SEJA UM POMAR DE DEUS.



III- NÃO DEIXE QUE LANCEM EM SUA BOA TERRA SEMENTE DE ESPINHOS.



Espinhos dos apertos e as dificuldades que sobrevém na vida. Enquanto na maior parte da nossa vida é consagrada a coisas tais como: um encontro no shopping, um passeio agendado, um casamento no final de semana, ou o que vamos fazer nas próximas férias. É incrível que a maioria dos nossos programas acontecem justamente no dia que pertence ao Senhor. Se pudessem tratariam Deus como uma marionete, ou um gênio da lâmpada mágica. Espinhos que uma vez nos espetando causa inflamação da vaidade, da superficialidade que tanto apodrece a alma.


Quando os espinhos nascem na boa terra que há em nós, passamos deixar que as preocupações, ansiedades da vida dirijam nossos caminhos e determine nossa natureza. A boa terra que á em nosso coração é assim, tem que tomar muito cuidado com o tipo de semente que estamos lançando nele.



Se for semente de espinhos, é espinhos que colheremos, não adianta reclamar dos traumas e feridas, da falta de fé. Às vezes, as sementes dos espinheiros eram trazidas de muito longe, pelo vento.

Jesus falou que uma alma infestada desses elementos nocivos tornava-se imprestável. A boa semente da Palavra de Deus, que em nós é plantada, simplesmente dá em nada. Dentre os quais: Os cuidados, ansiedades e preocupação com os interesses deste mundo.



Tozer disse que não há nada mais trágico para um ser humano, que lutar ferozmente durante toda uma vida, se desgastar no árduo caminho do reconhecimento humano, atingir o topo, ser glorificado pelos homens, após tudo isso ser corroído pelo terrível medo de ter que ceder seu lugar para outro que também encontra-se na mesma corrida, sendo que após todo essa vida de busca por coisas passageiras, não ser reconhecido por Jesus na sua gloriosa volta.



F.T. PARA QUE A BOA TERRA QUE HA EM SEU CORAÇÃO SEJA UM POMAR DE DEUS.




IV- PRODUZA FRUTOS DAS BOAS SEMENTES QUE LANÇARAM NA BOA TERRA EM VOCÊ.



Neste texto Jesus destaca os resultados da boa semente quando lançada no terreno fértil de nosso coração. Logo é absolvido e logo produz e todos compartilham da vida que vem dos frutos. Deus tem uma sementeiras para você, sementes especiais, que saem direto da sua boca, semente de vida que é a palavra de Deus.



- Ouvem a Palavra e tudo que há nela (principalmente nos pontos que mais somos confrontados)
- Recebem e aceitam essa Palavra (numa atitude de prontamente ajustarem suas vidas à vontade de Deus)
- Produzem o fruto do Espírito (a marca principal de qualquer ser vivo é sua capacidade de reprodução)

Em Lucas 6: 47-49, podemos ver essa seqüência, quando Jesus disse que aquele que ouve as suas palavras, e as observa é semelhante ao homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha e ela não se abalou com a enchente. Para que isto aconteça, temos que ter os seguintes atitudes em relação a Palavra:



- Reconhecer que ali é Deus que fala (Isto provém de fé e de percepção espiritual – I Cor 2:14).
- Acatar como único parâmetro de vida.
Em Mateus 7: 21-29, Jesus diz que não seremos julgados pela quantidade de obra que fizermos, mas pela pronta obediência a sua Palavra. Em João 15:14 ele chama de amigo a todo que cumpre a palavra, tendo no v. 10 a promessa que estes permanecem no seu amor.



Esta semente foi lançada no dia 17/01/2010 na PIB de Ferraz de Vasconcelos.

Autor: Alexandre Rubens [copy-right@ 2010]

Nenhum comentário:

Postar um comentário