segunda-feira, 21 de junho de 2010

REFLEXÃO TEOLÓGICA

Os atributos de Deus X eleição condicional

Mateus 7.9-11

Poucos pastores de nossos dias gostam de correr o risco da impopularidade ao falar sobre assuntos polêmicos. Quando se tratam de questões teológicas inerentes à teologia Calvinista e Arminista a tendência em evitá-lo é maior ainda. Mas não podemos esquecer que estes dois assuntos estão profundamente arraigados na Bíblia e tem direcionado o norte de muitas pessoas durante séculos. Quem está com a razão os Batistas- os presbiterianos- os luteranos ou o fatalismo católico?

Diante desse debate teológico há aqueles que encontram aspectos diferente para refletir questões polemicas como estas. Busquemos entender o que Jesus Cristo disse em Mateus 7.9-11 sobre os atributos de Deus e a eleição condicional.

  • Por pior que seja a depravação humana ainda em nós reside o caráter moral de Deus (atributos relacionais os que são comunicáveis aos homens) o amor é um exemplo. Ao falar sobre oração Jesus dá a seguinte consideração sobre os Atributos de Deus:

E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?

E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?

Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Mt. 7.9-11

Homens maus, pecadores, decaídos do Éden que ainda sabe amar fazer bem a seus filhos é desse tipo de pessoa que JESUS está falando aqui. Nós que teologamos nos dias atuais afirmamos que o AMOR é atributo de Deus em nós seres que só sabem fazer coisas más por causa do pecado. Afirmamos que não podemos amar se não for pelo amor de Deus que habita em nós proveniente do caráter e moral do próprio Deus, que tudo que o homem possa ser ou fazer de bom não é de si mesmo, é proveniente da relação de seu atributos divinos e caráter da imagem e semelhança do DEUS DIVINO NO homem e tão somente isso é o que nos faz diferente de todos os seres criados.

Gen. 1.26 “Disse Deus: façamos o homem a nossa imagem e semelhança...”

Atributos tão eterno que mesmo depois da queda não se perdeu por completamente. O mesmo atributo que revela o caráter de Deus é identificado por Jesus em nós. Ele diz que mesmo na condição que estamos de caráter moral deformado temos atributos morais de Deus o suficiente para sabemos fazer o bem a nossos filhos. Não que tenhamos essa condição, mas porque existe semelhança de Deus em nós.

Jesus diz que na semelhança de Deus nós seres incapazes de fazer o bem, podemos dar boas coisas a nossos filhos essa inferência só pode ocorrer por causa da comunicação dos atributos de Deus em nós. O que vemos aqui é uma conexão da imagem e semelhança de Deus em nós.

Vejamos alguns dos atributos de Deus:

ATRIBUTOS INCOMUNICÁVEIS. (Os que só pertencem a Deus)

  • DEUS É ESPIRITO. João 4.24
  • DEUS É ETERNO. SL 90.2
  • DEUS É ONIPRESENTE SL. 139.7-10
  • DEUS É ONIPOTENTE IS. 40.26-28
  • DEUS É ONISCIENTE IS. 48.12
  • DEU É SOBERANO MC. 12.29-31 / LC. 11.2
  • IMUTABILIDADE Ex. 3.14/ Hb. 1.11-12/ Tg. 1.17
  • INFINITUDE APC. 48-10
  • UNIDADE Is. 44.6-8
  • INDEPENDENCIA IS. 55.8-9

ATRIBUTOS COMUNICAVEIS (os que são transferíveis ao homens)

  • FIDELIDADE Sl. 89.2
  • BONDADE Sl. 25.8
  • SANTIDADE Js. 23.14
  • JUSTIÇA Sl. 51.14
  • VERACIDADE JO. 14.6
  • AMOR Jo. 3.16
  • MISERICÓRDIA Tt. 3.5
  • SABEDORIA Sl. 104.24

Voltemos ao texto, Jesus diz: “... sabeis dar boas coisas aos vossos filhos,...” partindo do consenso o qual o mesmo Jesus declarou qual pai não daria boas coisas aos seus filhos. Podemos ir mais ale sem deturpar as palavras do mestre quando disse: qual o pai que planejaria um filho para dar coisas más, ruins ou negaria sua assinatura genética? Qual o pai que por pior que seja planejaria ter dois filhos prevendo para eles dar-lhes futuros distintos. Daria a um qualidades, talentos para fazer sua vontade e daria a outros habilidades totalmente contrárias. Qual o ser humano racional dotado dos atributos relacionais Divinos virtudes acima citada dos atributos de Deus planejaria em dar para seu filho o presente do PRÉ-DETERMINISMO FATALISTA e eleição condicional e a outro a condenação do inferno. Para seu capricho um pai destes o qual Jesus está falando sobre a importância da oração faria que um filho nascesse para ser assassino e outro policial que no futuro por sorte do destino fatalista esse o irmão policial mataria o irmão assassino para preservar o bem dos eleitos e da sociedade? Foi para esse DESTINO que os filhos de Deus foram criados? Ou foi para sua gloria? Deus fez dois tipos de Filhos: um para comer pão e outro escorpião? Será que quando Deus cria o bem com isso Ele pré determina o mal? Ou seja; para cada um que vai para o Céu outro terá que ir para o inferno? Para cada um que ele predestina a se converter outro é predestinado a ser religiosos?

Seria o mesmo Deus um cúmplice do pecado da corrupção e depravação já que ele criou um tipo de gente que não teria opção para escolher não ser os atos praticáveis da maldade e mesmo que eles quisessem mudar essa sorte aceitando Jesus, arrependendo de seus pecados com provas de conversão, mesmo assim eles seriam considerados como religiosos porque Jesus não morreu para eles na cruz do calvário e seus nomes não estão escritos no livro da vida? Isso não é conversa dos adoradores da raça pura? O evangelho não é feito de um povo purificado? os chamados de dentro para fora?

Não está escrito:

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. II Pedro 3:9

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

João 3:17-18

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

João 3:36

Não foi Jesus que disse:

  • Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24?

  • Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28?

  • E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura .Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:15-16?

  • E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.

Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. (Lucas 12:8-9)?

  • Não foi Deus que disse:

Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;

Deuteronômio 11: 26?

  • Não foi o Espírito Santo que disse:

E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. Apocalipse 22:17?

  • Não foi Paulo que disse:

Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,Tito 2:11?

Dos atributos comunicáveis e incomunicáveis de Deus catalogados pela teologia não há nenhum que diz que Deus cria um filho (mesmo que seja rebelde) para gozar de sua presença paterna no final e outro que mesmo que tenha aceitado Jesus como seu único suficiente salvador e se arrependeu de seus pecados e conseqüentemente abandonou a vida velha de pecados e que seu coração arde de paixão por missões dando prova de mudança de vida receba da parte do próprio Deus desprezo eterno porque ele não foi feito para ir para o céu. Será que é um caráter oculto de Deus ainda não descoberto pela teologia? Ou responderemos como os fatalistas: Foi Deus que quis assim É O DESTINO!.

Voltemos ao texto Jesus diz: dar o termo empregado aqui é didwmi que significa DAR LIVREMENTE SEM SER FORÇADO.

didwmi é bem diferente de Opodidwmi – realizar o dever de alguém para com outra pessoa, dar o que é devido, devolver, recompensar, restaurar.

didwmi repete novamente em João 10.28 eu lhes DOU a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.

Em João 3.16 ela aparece na forma aorista edwken não alterando o significado de didwmi por ser da mesma raiz.

Ou seja Deus deu livremente ser forçado. O complemento do versículo segue-se assim:

ina = para que

paV= cada um que nele crer, todos, todos os tipos, todo e qualquer um, todo povo, todos, qualquer um, todo aquele que.

Pode ser definirdidwmi como uma expressão da graça que é favor imerecido, um ato livre de DEUS que livremente sem ser forçado deu seu FIlho para todos e qualquer um que nele crer.

Em minha reflexão: Se vós [nós], pois, sendo maus, sabeis [sabemos] dar [ livremente sem ser forçado] boas coisas aos vossos [nossos] filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará [ livremente sem ser forçado] bens aos que lhe pedirem? Mt. 7.9-11

Quanto mais a salvação?

Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.

Rm. 10: 9-17

Autor: Alexandre Rubens [copy-right@2010]

3 comentários:

  1. Deus abençoe você cada vez mais, e que esta ferramenta seja bem usada para glória de Deus. Abração, amigo

    ResponderExcluir
  2. Meu8a amado,fazendo uma pesquisa sobre o que é edifica a luz das escrituras,acabei achando seu blog.meu DEUS que blog!!Gostei muito em poder entrar e o que eu vi e li edificou minha vida.Você é o tipo de irmãos que eu passaria horas afio absorvendo o que você tem.e com certeza seria muito proveitoso para mim.Sou de Manaus-Am,assembléiano voltado para os estudos da palavra de Deus,assim como você,que ama a palavra de Deus.Seu blog é de grande proveitoso e um canal de Deus para abençoar vidas,pois a minha vida foi abençoada.vou visitar mais vezes,porque para mim se tornou um manancial de viva.Espero que você possa logo postar outras mensagem desta estirpe para abençoar nossas vidas.
    Meu amado Deus abençoe grandemente sua vida e derrame graça sobre sua vida e familia.

    Um grande abraço de seu irmão e conservo em Cristo.
    IVAIR DE OLIVEIRA Ivair@hotmail.com
    Obs:Estou na conta de minha esposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado amado, mas toda a honra e toda a gloria ao nosso Deus, conto com suas orações.

      Excluir