segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

NASCEU A NOSSA VIDA

- Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lucas 2:11

O que é vida? No grego é “biosno hebraico é Chayiyn

Para falar de vida é preciso entender que se trata de um o assunto de conceito muito amplo: vou destacar CINCO conceitos.

1º. É O CONCEITO DO PONTO DE VISTA EXISTENCIAL CIÊNTIFICO:

A vida é marcada por nascimento (desenvolvimento do feto, duração de existência do ser humano).

2º. É O CONCEITO DO PONTO DE VISTA SOCIAL:

vida é desenvolvimento ( relacional e intelectual é a capacidade de realização o homem luta para ...).

3º. É O CONCEITO DO PONTO DE VISTA VALORATIVO:

Vida é o valor que se expressa através do caráter, personalidade individual vida é a evidência da força interna e externa assim como a capacidade de resistência física, mental, intelectual, ética do ser humano de realizar alguma função ou expressar idéias.

4º. É O CONCEITO DO PONTO DE VISTA COMPORTAMENTAL:

Maneira de viver própria de um grupo (estilo de vida, a forma de agir e reagir ex: de um europeu e dierente de um oriental, a forma de agir varia de povo para povo de região para região).

5º. É O CONCEITO DO PONTO DE VISTA ESPIRITUAL:

A vida do homem compreende em ele ser racional e espiritual, o homem perdeu a vida espiritual que tinha diante de Deus Efésios 2.1-9 O homem passa ser espiritual quando acontecem duas coisas impactantes em sua vida:

Então um ser para se tornar vivo deve ser: existencial deve existir; social deve relacionar com seu semelhante; expressivo deve ter valor de carater moral, e racional e espirutial.

JESUS NASCEU NOS CORAÇÕES DOS QUE ESTAVAM ASSENTEDOS NO VALE DA MORTE cap.1.79

O que são vale da sombra da morte? São turbulências humanas e espirituais. Israel passava pelo periodo mais turbulento de sua história: Israel estava no olho do furacão e passava por cinco turbulências.

1ª. TURBULENCIA Era DO PERIODO INTER-BÍBLICO

(400 de silencio de Deus)

2ª. TURBULENCIA Era O CENARIO POLITICO MUNDIAl

( O general Pompeu devastou a palestina e a lei romana foi imposta trazendo consigo um jugo de pesados impostos, e as legiões romanas devastavam cidades saqueando e subjugando mulhere e crianças).

3ª. TURBULÊNCIA Era RELIGIOSA

Havia grandes seitas e sub-seitas naquela época ( os SADUCEUS classe abastada que cooperavam com os romanos, os FARISEUS os pseudos reformadores do judaismo, os ESSÊNIOS chamados de misticos da época, os NAZORITAS do qual Sansão tinha sido membro e os ZELOTES dos qual Judas Iscariote fazia parte.

4ª.TURBULÊNCIA Era SOCIAL

Eles relacionavam entre si de acordo com suas classe (havia entre eles 3 tipos de FAMILIA a pura, a com mancha leve e a com mancha grave, o próprio povo era desunido (aumentando mais ainda o sofrimto)

5ª. TURBULÊNCIA Era a ESPIRITUAL

O templo foi saqueado e destruido, o reino da das trevas cativam varias cidades como: corasim, carfanaum, betsaida, gadara ( havia filhos de aabraão aprisionados por satanas, gente possuda por demonios, enfermidades espirituais por toda parte, satanas fazia o que queria).

Não havia mais esperanças, Israel estava preste a sair do mapa, o povo estava parcialmente destruido e a unica coisa a fazer para os restantes era a assentar no vale da morte e esperar acomodado o destino fianl e cruel. Mas Jesus veio, seu nascimento foi surpreendente, ninguém esperava a vinda do messias, mas ele veio, e surpreendeu o vale da morte e transformou a morte em vida.

Assim como naqueles dias ainda há muita gente no vale da sombra da morte gente sem esperança, sem vida, que não acredita mais pensam que Deus os abandonou. Gente que comomora um natal com presentes, mesa cheia, mas de coração vazio da vida, vida de Cristo. Comemoram um natal de fora para dentro e não um natal de dentro para fora, o natal da transformação, do novo nascimento. Esse é o natal de gente depremida, oprimida, o natal da desesperança, um natal que falta tudo amor, paz, comunhão com Deus.

Como você está hoje comemorando esse natal? O natal do novo nascimento das boas novas que Deus preparou para você ou um natal sem esperança? No natal nasceu a nossa vida, Jesus é a nossa vida, deixe Jesus nascer em você e se você esta no vale de familia destruida, casamento falido, no vale da religião, dos sonhos partidos, não importa em que região do vale da sombra da morte você esta Jesus quer nascer em seu coração ele quer surpreender você pois ele é o autor da vida e não da morte.

Escute o que o anjo diz a você: (Lucas 2:10) - Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Não tenha receio de dizer em seu coração Jesus nasca em minha vida, contigo eu tenho nova vida.

Faça agora mesmo como esses pastores que foram testemunhar o nascimento de Cristo eo acharam envoltos em panos. Saida do comodismo da morte espiritual, da religiosidade, lamentações que você testemunhará agora mesmo em sua vida um grande nascimento não em uma manjedoura, mas em seu coração e você encontra o menino Jesus não envolto em panos, mas na ingloriosa Cruz assumindo toda responsabilidade por você e dando a você toda a sua vida porque ele nasceu e morreu para ser a nossa vida.

O maior presente que você pode ganhar é de alguem que te ama, quando recebemos um presente que alguém que nos ama nos sentimos mais especiais. Existe alguém que te ama, muito mais que você imagina, mais do que qualquer pessoa, nem a pessoa que você sabe que te ama não ama tanto como essa pessoa o ama. Deus tem o maior amor, um amor que não decepciona e ele tem o maior presente um que não envelhece.

O presente que tem para nós é sua vida e sua vida é Jesus, nesse natal ele tem o maior presente para você: Jesus deixe Jesus nascer em seu coração, por que ele é o nosso natal ele é a nossa vida.

pr. Alexandre Rubens

Nenhum comentário:

Postar um comentário