terça-feira, 18 de maio de 2010

ENTREGUE O TEU ISAQUE

E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

Gên 22:2

E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.

Gên 22:14

Temos que nos precaver em fazer correlações de personagens da Bíblia.

Isto porque alguns fatos na história da revelação de Deus se dão única vez sem deixar precedentes como por exemplo: O pedaço de lã que Gideão colocou no telhado para se certificar que Deus o havia escolhido para missão de salvar Israel das mãos dos filisteus.

São experiências isoladas, tão pessoais, únicas que alguns homens da Bíblia tiveram que se tornaram conclusivas em si mesmos não ocorrendo novamente nos escritos sagrados. Entretanto, esses fatos únicos deixam princípios tão claros que não se pode deixar passar despercebido como no caso desta experiência que Abraão juntamente com seu filho Isaque tiveram. Por mais que tentemos, nem chegaremos perto do que se passava no sentimento e pensamento de um pai, que esperou por um filho a vida toda e agora tinha que cumprir por amor à vontade de seu Deus, entregar o seu filho uncio em sacrifício. Por esse motivo como nesse caso a Bíblia deixa princípios.

Como no caso do princípio teológico; o escritor de Hebeus descreve que em Abraão se encontra o principio da fé, DA SOBERANIA E FIDELIDADE DE DEUS E O PRINCIPIO DA RESSURREIÇÃO ESCATOLÓGICA.

Como no caso do principio da tipologia Bíblica; o filho único de Abraão redundou na entrega do filho único de Deus, Jesus Cristo, era o prenuncio declarado do plano de salvação, Deus proveria para nós Jesus Cristo o cordeiro de DEUS QUE TIRA OS PECADOS DO MUNDO, assim como proveu o cordeiro para Isaque.

Todos nós temos um Isaque, algo que amamos, que nos apegamos muito , algo que queremos muito e até mesmo idolatramos e inconscientemente nos tornamos seus escravos.

Pode ser um filho, esposo, esposa, namorado (a) religião, hábito, profissão que amamos viciosamente.

Diferente do Isaque da Bíblia, nosso (isaque de cada dia com “i” minúsculo) pode ser um mutante, tomando formas diversas como: de site pornográficos, tradicionalismo religioso, denominacionalismo sob o pretexto de resgatar raízes impostas pelos homens. "isaque" da avareza dos negócios desonestos, preconceitos, cheio de manias idiossincrásicas que atuam como um câncer no relacionamento em família, isaque do ciúme conjugal, da desconfiança, do desrespeito. Esses “isaques” do velho homem o qual muitos têm volitivamente se afeiçoado precisam ser sacrificados. Pois são diferentes do Isaque filho de Abraão.

Sabe porque muitos andam em círculos na vida? Não vivem as promessas de Deus? Sempre estão andando em estradas cheia de pedras do passado, não chegando a lugar algum? Porque têm medo de escalar obstáculos para fazer a vontade de Deus, deixam seu altar sem sacrifício. Abraão não deu voltas, foi direto ao ponto. Sua fé foi maior que a angustia, o medo e a tempestade emocional, e até mesmo mais forte que ego, foi maior que a própria recusa e o amor que tinha por seu filho.

Para que as promessas de Deus se cumpram em nossas vidas; entregue seu “isaque”

A recomendação desse princípio Bíblico é o mesmo:

ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:1-2

Deus nos abençoa segundo a medida de nossa fé e amor se colocarmos nosso Senhor Jesus Cristo entre nós e nosso “isaque de cada dia”, veremos Deus provendo dias melhores, com nossos olhos veremos e andaremos por fé e não por vista. Entregue teu “isaque”: da tristeza, duvida, comodismo, frieza espiritual, da culpa e desculpas, do pecado à Deus e ELE em nome de Jesus Cristo preparará para ti o cordeiro. PORQUE DEUS É O NOSSO JEOVÁ JIRÉ.

pr. Alexandre Rubens da silva [copy-right@ 2010]

Nenhum comentário:

Postar um comentário