sexta-feira, 9 de abril de 2010

O QUE É BULLYING?

Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo!

II Reis 2:23

O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotada por um ou mais pessoas contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.

Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas ações que podem estar presentes:

causar sofrimentos Tiranizar, Dominar, Perseguir, Zoar, Gozar, Encarnar,Sacanear, Humilhar,

Discriminar, Excluir,Isolar, Ignorar, Intimidar, apelidar, Ofender, Assediar,Aterrorizar,
Amedrontar, Constranger etc.

E você já foi ou está sendo vitima de Bullying?

Bullying é um problema mundial e nada novo. Ele pode ocorrer em qualquer lugar ou hora, seja na escola, emprego, família, centro de convivência e até mesmo em igrejas. Seja de forma ativa ou passiva o Bullying sempre está presente e é bom tomar cuidado com ele. Geralmente o rapaz para atrair a atenção da moça ou grupo usa de métodos nada legais, fazendo piadas com a personalidade alheia, brincando com a cor da pele, apelidando quem é magro, obeso, alto, baixo pelo timbre da voz. Não consigo ver como algo normal crentes rotulando crentes com os dizeres mais esquisitos como os que já ouvi: Zé da rodela, mane, rolha de poço, fumaça, zoadinho. Outro dia vi uma cena bizarra, um irmão assalariado da igreja que comprou um terno do bazar, como uns da igreja nunca o tinham visto de terno um engraçadinho daqueles que gostam de se aparecer, (posso até afirmar que toda igreja tem) se valendo da amizade que tinha com ele, solta bem alto no salão de recepção: olha o irmão (...) vai fazer exame de fezes! Nem precisa dizer com que cara ele ficou.

Muitos crentes podem estar praticando Bullying quando caçoam uns dos outros em famílias quando se tratam com adjetivos, quando se divertem a custas dos outros marcando suas vidas para sempre. Bullying gera ressentimentos, revoltas tristeza, marca vidas. Bullying traz reprovação de Deus. Fiquem com Deus e rejeitem essa pratica.

Autor: Alexandre Rubens [copy-right@ 2010]

Nenhum comentário:

Postar um comentário