quinta-feira, 30 de junho de 2016

COMO VOCÊ SE TRATA?



1 cor. 4.1-3


Uma grande maioria das pessoas não tem um bom relacionamento com sigo mesma. E por conta disso não conseguem ter um bom relacionamento com outras pessoas.

Por falar nisso, qual é o relacionamento que você tem consigo mesmo? Você já percebeu como você se trata, se cuida, se apresenta no palco da vida?

Você já percebeu que você gasta mais tempo com sigo mesmo do que com qualquer pessoa?
É impossível separar de si mesmo, não importa o que você faça, não conseguirá se afastar de si mesmo nem por um segundo sequer na vida. O problema é não gostar de si mesmo, você terá realmente uma vida miseravelmente infeliz se pensar assim.

Existem algumas atitudes que você pode fazer para evitar essa disposição negativa que  estar continuamente ofendendo o seu próprio espírito e se enchendo de lixo emocional.


 NÃO DEIXE SER SEDUZIDO PELA DITADURA DA AUTOCRÍTICA EXACERBADA.


Se você for critico, começar a julgar a si mesmo o tempo todo, CONCORRENTEMENTE você Fará o mesmo com outras pessoas. Pense um pouco sobre algumas coisas que ofendem as pessoas, quando você as julga ou critica, elas podem se sentir ofendidas com os mesmos critérios que você usa para ofender a si mesmo.  

Até onde conheço quando alguém se julga ou é critico consigo mesmo ao extremo há por traz disso uma necessidade não atendida.
Conscientize-se que a auto-exigência e a critica ao extremo é como um veneno viral, você injeta aos poucos em si mesmo e afeta também quem está próximo. É como uma automutilação interior.

Ai eu digo: você pode estar passando por um problema, ou fazendo parte de um problema, ou sendo um problema ambulante, isso vai depender da maneira como você se trata.

Agora examine a si mesmo seu comportamento a luz da palavra de Deus, porque se estivermos nos comportando errado é preciso trabalhar com o Espírito Santo não para que haja uma reciclagem ou uma mudança de atitude ou um novo comportamento a ser aprendido, mas para que sejamos transformados de fato e de verdade.

Se você não se der bem consigo mesmo, não se dará bem com ninguém. Quem ama a si mesmo não sofre de desamparo e nem se sente mal amado, As pessoas nos tratam como nos as tratamos.

 Se você não gostar de si mesmo, não gostará de mais ninguém, se for critico consigo mesmo sempre criticará as outras pessoas, se você não se perdoar, não será capaz perdoar ninguém, se você for duro consigo mesmo será duro com outras pessoas, se você for legalista com sigo mesmo será também com as outras pessoas. O problema é o dano que isso gera tanto em você e nas outras pessoas.

Se você souber como receber a misericórdia de Deus, você saberá dar misericórdia para as outras pessoas. Se você receber o amor de Deus para sua vida, então você será capaz de amar as pessoas.

Portanto trate bem de si mesmo, Evite ser dominado pelo impulso feroz da autocrítica, ame a si mesmo.

De seu pastor.