sexta-feira, 13 de novembro de 2015

UM LUGAR DE CURA CHAMADO IGREJA


UM LUGAR DE CURA CHAMADO IGREJA
Texto: Mateus 21: 12-17

Igreja é um lugar de cura.
Foi Jesus quem disse: ide curais os enfermos Mateus 10:8.
alguém disse "Quem pensa encontrar na igreja pessoas perfeitas está condenado a frustração. Igreja é lugar de restaurar vidas e curar doentes".

Igreja é um lugar de cura quando.
IDENTIFICO O QUE TORNA UMA IGREJA DOENTE. V12

O texto mostra que a única maneira que o povo tinha para ter um relacionamento saudável uns com os outros e se achegar a Deus era através do sacrifício.

A pomba é figura dos oprimidos, desenganados, dos vencidos, de gente destruída, gente que vive a sombra da marginalidade da sociedade, gente que sofre gente ferida. A pomba era usada pelos pobres que não podia oferecer sacrifícios de touros e bezerros. Em Oséias 7.11 diz que Efraim é como pomba enganada e sem entendimento. É símbolo de gente desenganada ex. quando o rei Ezequias levanta um clamor, (is. 38: 1-2) em sua oração ele diz que gemia como um pomba).

Uma igreja torna-se doente quando em seu relacionamento ela não produz vida e sim vitima.

Quantas pessoas você conhece que dentro das igrejas foram desprezadas, passadas para traz, ignoradas, abandonadas no momento mais difícil. Quantas em algumas igrejas de nosso país estão sendo desprezadas, estão sendo tratadas com desigualdade, quantas igrejas estão colocando valor nas coisas e não em gente.

Uma igreja corre sérios riscos de ficar doentes quando seu relacionamento for precário, superficial. A comunidade deixa de ser um lugar um cuida do outro e se torna clube.

Quando ela deixa de ser um lugar de adoração e torna-se um lugar de consumismo.

Há consumismo mat. 21. 12, (quando alguém deixa de ser adorador para ser consumidor, compravam e vendiam) deixa de ser discípulo para ser crente, deixa de ser membro do corpo de cristo para ser um telespectador de culto e um cliente religioso. Deixa de ouvir a mensagem como uma revelação especial de Deus e passa a ouvi-la como uma bancada de TCC, não percebe a dinâmica do Espírito, mas focaliza o desempenho de quem está atuando. Analista e consultor de cultos.

Sabe o resultado disso: esses são os responsáveis pelo mercenarismo na musica gospel surgimento dos profissionais dos cultos e pregadores mercenários. a lei d oferta e da procura não produz  igreja com relacionamento saudável.

Quando há #mercadologia.com/religião.

A Situação dramática, naquele momento, não é diferente de nossos dias.
Deus ainda continua rejeitando a algumas coisas que se fazem dentro da casa de oração em nome dele:

 a)- Jesus continua rejeitando a mercadologia moralista: porque o moralismo não transforma, só gabarita.

b) – Jesus continua rejeitando mercadologia das aparências religiosas, das cerimônias pró-forma dos sacrifícios e rituais para conseguir bênçãos.

c)- Jesus continua rejeitando a mercadologia daqueles que negociam a vida por aparências.

Jesus continua rejeitando aqueles cuja espiritualidade tem preço, gente que são capazes de reproduzir a atitude de Esaul  faze de um prato de lentilhas uma moeda de troca.

Jesus continua rejeitando gente que em sua mercadologia pessoal entendem mais dos negócios de concorrência e competição do que consagração, mais dos negócios de projeção e promoção do que oração. Jesus continua rejeitando gente que negocia o crescimento do reino por propaganda, gente em que a felicidade é mais da santidade.

 Não foi ideia de Deus que se fizessem o trizimo, que distribuíssem água benta. Não foi ideia de Deus que se fizessem um corredor de sal, não foi Deus que mandou que fizesse um desafio de fé ao toque de caixa. A exemplo de Jesus, rejeitemos essas coisas.

Igreja é um lugar de cura quando.
QUANDO A AFIRMAÇÃO DE NOSSA EXISTENTE É A DEFINIÇÃO ORIGINAL DE NOSSA EXISTÊNCIA AFIRMADA POR DEUS. V. 13

 O texto mostra Jesus repreendendo, protestando e reafirmando a afirmativa de Deus sobre aquele lugar. E começou a sara pessoas que no grego é terapeutos. A mesma palavra empregada na primeira comissão do envio dos setenta dando a ordem “ide curais os enfermos”.

Casa de oração, casa de cura, casa de comunhão. O que Deus quer em sua casa?

Quer oração nomeio de seu povo porque a verdadeira oração é evidência de nossa dependência de Deus e de nossa fé em sua Palavra.

Também deseja que as pessoas sejam ajudadas.
Os necessitados deveriam sentir-se acolhidos e encontrar a ajuda de que precisavam. Deveria haver poder na casa de Deus, o poder de Deus trabalhando para transformar as pessoas. Outro elemento que deve estar presente na casa de Deus é o louvor (Mt 21:15, 16). Aqui, Jesus cita o Salmo 8:2.

Guardo pensamento de algumas pessoas.

“Ah, se pudéssemos sentir-nos mais preocupados com o estado de inanição em que se encontra hoje a causa de Cristo na terra, com os avanços do inimigo em Sião e com a devastação que o diabo tem efetuado nele. Mas infelizmente um espírito de indiferença vem imobilizando muitos de nós”. — A. W. Pink

“Todo declínio espiritual começa com a negligência da oração. Nenhum coração pode desenvolver-se bem sem muita comunhão íntima com Deus; não existe nada que possa compensar a falta dela”. — Berridge

“Sempre que Deus tenciona exercer misericórdia para com seu povo, a primeira coisa que faz é levá-lo a orar”. — Matthew Henry
Mais Jesus, menos religião
Pr. Alexandre Rubens