sábado, 6 de agosto de 2011

Pastor: COMO TER VIDA PLENA EM UM MUNDO PLENAMENTE TROIANO...

Pastor: COMO TER VIDA PLENA EM UM MUNDO PLENAMENTE TROIANO...: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que..."

Pastor: BONS CONSELHOS PARA QUEM QUER NAMORAR.

Pastor: BONS CONSELHOS PARA QUEM QUER NAMORAR.: "“Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”. II Timóte..."

COMO TER VIDA PLENA EM UM MUNDO PLENAMENTE TROIANO

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;

Mateus 7:24-28.

Ou se preferir em um mundo altamente enganado, com síndrome de tróia.

A historia do cavalo de Troia foi a maior estratégia militar cuja a sua definção foi gerar auto-engano.

O costume de nossos dias é o mesmo que nos leva pensar que essa história não tem mais nada a dizer para nós. Nos dias de hoje pensamos: o mais importante é viver o agora, agimos como se opassado não tivesse mais nada a nos ensinar e ignoramos como as estratégias de auto-engano assume novas formas reaparesse sob perspectivas diferentes. A historia dos troianos tem muito mais a ver com o auto-engano do ser humano como sendo uma deficiencia embrionaria do que com as guerras. Há muito dos troianos em nossa sociedade moderna principalmente quanto:

"Somos tentados a crer que o engano está ao nosso redor, quando Deus diz que ele começa dentro de nós." Alexandre Rubens.

A definição que faço do auto-engano é:

O auto-engano é a traição de si mesmo. É a descoberta, a triste constatação da revelação do que se tem algo como sendo verdadeiro é falso.

A deficiencia dos troianos e a dos nossos dias não é algo esterno ou circinstacial,mas interna e humana que se chama engano. Vejamos isso na experiência de pessoas que formam opinião na midia: disse uma celebridade

Eu quero ser fiel a mim mesmo, mas às vezes me engano sem perceber

O que essa pessoa disse sobre si mesmo é o que se vê nas palavras de Cecília Meireles

Ao falar sem seu poema que na minha opinião é umo retrato do auto engano de nossos dias:

"Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?"

Vivemos em um mundo altamente manipulável. E há quem diz que isso é bom. Pensamento assim nos faz entender que hoje está na moda ser troiano de carteirinha, é fashion se enganar toda hora e por qualquer coisa, afinal pensam: todo mundo se engana! Este é o jargão dos que abandonaram os atributos da boa reflexão, das perguntas vitais que produzem soro hemofílico para o engano da razão, que nos torna lúcidos e nos faz vez que o ser humano não é todo mundo, que cada um é único ao mesmo tempo em que é semelhante e semelhante ao mesmo tempo em que é único e a vida nos ensina que arte de viver é também pensar, questionar.

Haveria menos troianos, neste mundo se aprendêssemos com eles, porque eles deixaram uma rica lição de como não viver enganados e para as coisas que surgem diante de nós mesmo que pareça presentão, um rosto bonito, um discurso inflamado, um inicio de uma boa amizade, uma opinião na mídia, uma teoria de teólogo graduado, eles deixam o aprendizado de como não ser estatística se pelo menos diante da vida fizermos as : Porque isso? Para que? Como? Onde? Quando? De que? O que? Para onde?

Nesse texto teve um que acreditou em suas próprias forças, um que se tornou auto-enganado, um que fez tudo em vão, que acreditou no solo de sua própria existência e outro que fez a palavra daquele que disse: quem ouve estas minhas palavras e as guarda... como as suas palavras e teve sua morada edificada no solo certo. PENSE NISSO.

NELE EM QUE TEMOS A VERDADE QUE LIBERTA DE TODO AUTO- ENGANO.

Pr. Alexandre Rubens