quinta-feira, 15 de abril de 2010

QUANDO DEUS NOS MATRICULA NA ESCOLA DO SOFRIMENTO

Por

Pr. Alexandre Rubens

Introdução:

O que é sofrimento? Duas definições para sofrimento.

1ª. Ação ou resultado de sofrer.

2ª. Dor física ou moral continuada; aflição; amargura; desgosto; penar, suportar.

3 exemplos na bíblia: Deus matriculou José, ló , Jô.

Deus não é o causador do sofrimento, mas permite o sofrimento aconteça.

A pergunta que fazem é por que? e para que?

Então pensemos um pouco sobre isso.

Na escola do sofrimento passamos a freqüentar a ...

Classe de empatia (matéria do curso, aulas pratica)

NELA APRENDEMOS

  • Chorar com os que choram.

Implica.. sentir com o sentimento do outro (Jesus chorou)

  • Carregar as cargas uns dos outros

Implica...orar, estar presente. Não basta ser irmão tem que ser presente no momento do sofrimento, é preciso ser solidário.

  • Se colocar na pele, no lugar da pessoa. Implica amar.
  • Orar pelos os que te perseguem.
  • Vendo o mal com o bem.
  • Como ter o mesmo sentimento que houve em cristo Jesus. Fil. 2.5
  • Amar com o amor de Deus.
  • Ser o adorar que Deus procura. Jo. 4.24
  • Como ser um bom samaritano para responder a pergunta: Quem é o meu próximo?.
  • Como vencer o gigante da arrogância e do orgulho através da humildade.
  • Esperando a volta de Cristo.
  • Cristo entende minha dor.
  • Chorar aos pés da cruz.
  • Cantar ao senhor um cântico novo.
  • Permitir Cristo viver em mim.

Na escola do sofrimento passamos a freqüentar a ...

Classe das dificuldades (matéria do curso aulas pratica)

NELA APRENDEMOS

  • Superar o medo
  • Exercitando a fé sem medo.
  • Flexionar o aparelho de oração (joelho)
  • Administrar o tempo para buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça.
  • Como vestir a armadura de Deus
  • Crer nas promessas.
  • Como enfrentar gigantes.
  • Como exercer santificação no mundo de anti-santificação.
  • Sofra como um cristão.
  • Como Ler a bíblia para fazer a vontade de Deus.
  • Como poder todas as coisas naquele que me fortalece.
  • Como fazer evangelismo e missões.

Na escola do sofrimento passamos a frenquentar a..

Classe do deserto. (matéria do curso, aulas pratica) Mateus cap. 4

NELA APRENDEMOS

  • Como desfrutar da presença de Deus na solidão
  • Como vencer a tentação.
  • Como vencer a fraqueza.
  • Como enfrentar o inimigo.
  • Como expulsar o demônio.
  • Como ser servido por Deus.
  • Ser guiado pelo Espírito Santo

Deus os abençõe bom aprendizado.

Autor: Alexandre Rubens [copy-right@ 2010]

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O QUE É BULLYING?

Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo!

II Reis 2:23

O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotada por um ou mais pessoas contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.

Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas ações que podem estar presentes:

causar sofrimentos Tiranizar, Dominar, Perseguir, Zoar, Gozar, Encarnar,Sacanear, Humilhar,

Discriminar, Excluir,Isolar, Ignorar, Intimidar, apelidar, Ofender, Assediar,Aterrorizar,
Amedrontar, Constranger etc.

E você já foi ou está sendo vitima de Bullying?

Bullying é um problema mundial e nada novo. Ele pode ocorrer em qualquer lugar ou hora, seja na escola, emprego, família, centro de convivência e até mesmo em igrejas. Seja de forma ativa ou passiva o Bullying sempre está presente e é bom tomar cuidado com ele. Geralmente o rapaz para atrair a atenção da moça ou grupo usa de métodos nada legais, fazendo piadas com a personalidade alheia, brincando com a cor da pele, apelidando quem é magro, obeso, alto, baixo pelo timbre da voz. Não consigo ver como algo normal crentes rotulando crentes com os dizeres mais esquisitos como os que já ouvi: Zé da rodela, mane, rolha de poço, fumaça, zoadinho. Outro dia vi uma cena bizarra, um irmão assalariado da igreja que comprou um terno do bazar, como uns da igreja nunca o tinham visto de terno um engraçadinho daqueles que gostam de se aparecer, (posso até afirmar que toda igreja tem) se valendo da amizade que tinha com ele, solta bem alto no salão de recepção: olha o irmão (...) vai fazer exame de fezes! Nem precisa dizer com que cara ele ficou.

Muitos crentes podem estar praticando Bullying quando caçoam uns dos outros em famílias quando se tratam com adjetivos, quando se divertem a custas dos outros marcando suas vidas para sempre. Bullying gera ressentimentos, revoltas tristeza, marca vidas. Bullying traz reprovação de Deus. Fiquem com Deus e rejeitem essa pratica.

Autor: Alexandre Rubens [copy-right@ 2010]

sexta-feira, 2 de abril de 2010

PORQUE JESUS NÃO DESCEU DA CRUZ

Salva-te a ti mesmo, e desce da cruz. Marcos 15.30

Por.

pr. Alexandre Rubens

Todos os homens têm as mesmas necessidades. Sejam americanos ou brasileiros, ricos ou pobres, jovens ou velhos, homens ou mulheres, todos têm as mesmas necessidades. Primariamente, todos têm duas necessidades.

A primeira necessidade é de -- PAZ. Todas as nações precisam de paz. Todas as famílias precisam de paz. Todos os corações precisam de paz. Contudo, a maioria das nações, das famílias e dos corações não tem paz. Em lugar de paz, eles têm -- CONFLITOS. Com certeza, existem conflitos nas nações, conflitos nas famílias e conflitos nos corações.

Sem dúvida, a primeira necessidade de todos é de PAZ. A segunda necessidade de todos é de – VIDA, um a vida real. Cada pessoa precisa de vida real neste mundo. A vida real tem dois aspectos. VIDA REAL é (1) vida com o propósito e (2) vida com a certeza de se ter a vida eterna. Deixe-me fazer duas perguntas.

A primeira é, “Qual é o propósito da sua vida?” A segunda é, “se você morresse nesta noite, você tem certeza de que iria para o Céu”?

Mas, ao invés de vida, a maioria tem -- MEDO. De fato, muitas pessoas têm dois tipos de medo. Primeiro, MEDO de viver, e, também, MEDO de morrer.

Quem pode dar a você PAZ e VIDA? Somente uma pessoa pode -- DEUS. Nenhum padre ou pastor tem esta condição, mas só DEUS.

Cristo não desceu da cruz porque ele veio para

MUDAR NOSSA SITUAÇÃO

O desejo de Deus é dar a você PAZ e VIDA. Mas, quase todo o mundo tem CONFLITOS e MEDO. E tudo isto é por causa do PECADO. A Bíblia diz, “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. É claro que somos PECADORES. Na essência, o PECADO é desobediência contra Deus. Quais são as áreas da desobediência? Todos nós já sentimos ira, inveja, cobiça, mentimos, fomos egoístas, orgulhosos, e outros pecados. Cada pessoa aqui reconhece que já cometeu PECADO.

É por causa do PECADO que o homem está separado de Deus e tem CONFLITOS e MEDO no seu coração. O pecado criou uma BARREIRA entre o homem e Deus. Como o homem pode chegar a Deus diante desta BARREIRA?

A sombra da cruz estendeu-se do Éden perdido ao Calvário. Ela era vista nos cordeiros imolados da era patriarcal e nos serviços do santuário hebreu. Os sacrifícios de animais apontavam para a cruz. A cruz do Calvário, a Cruz de Cristo. Toda a obra que Cristo fez, ensinando e curando, Ele fez com a consciência de que viera ao mundo, para o supremo fim de morrer pela humanidade. Durante aquelas negras horas, na cruz, Jesus se fizera pecado. A Bíblia diz II Cor 5.21: “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” Está em Jesus assumia a culpa do mundo - os pecados de toda a humanidade em todos os tempos, incluindo os teus pecados e os meus pecados também.

Cristo não desceu da cruz para ser

A NOSSA PRÔVIDÊNCIA

Desde que o homem não tem nenhuma condição de se chegar a Deus, Deus então veio ao encontro do homem através de Jesus Cristo. A Bíblia diz que Deus se fez carne na pessoa de Jesus e habitou entre nós. Jesus nasceu da virgem Maria. Jesus viveu uma vida perfeita e nunca pecou. Jesus acalmou a tempestade e expulsou os demônios. Mas, no final da Sua vida, morreu na CRUZ. Por que Jesus morreu na CRUZ? Porque a Bíblia diz que “o julgamento do pecado é a morte”. Quando Jesus morreu na CRUZ, Ele foi castigado, foi julgado, e foi condenado por nossos pecados e em nosso lugar. Foi por amor que Jesus tudo sofreu. O amor de Jesus transcende o nosso entendimento. Nós amamos os que nos amam. Ele amou seus inimigos. Em Romanos 5:8 nos é dito: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”A cruz de Cristo não é só o instrumento de Deus para a expiação do pecado. Nela, Jesus de fato pagou a pena dos nossos pecados.

Não foram os PREGOS que prenderam Jesus na cruz. Com certeza, foi o Seu AMOR que prendeu Jesus na cruz. Depois de três dias, Jesus RESSUSCITOU da morte. Hoje, Ele está vivo e quer entrar no seu coração. E se aceitarmos o que Ele fez, se O aceitarmos como Salvador pessoal, Deus considera expiada a nossa culpa; e nos perdoa e nos salva. Mas, a cruz é mais que isto. Ela é o supremo argumento de Deus para que confiemos nEle e para que voltemos a Ele. Pois é o monumento do amor - do amor divino. Sua morte deve ser comemorada cada dia, pelos que amam o Salvador.

Cristo não desceu da cruz para ser

A NOSSA RESPOSTA

Pilatos lavou as mãos e deixou ao povo para o povo decidir em plebiscito o que fazer com Jesus e o povo decidiu crucificar. Mas... Jesus não morreu. Jesus foi crucificado ao centro de dois ladrões, pois ele é o centro da história. Pois esta tem sido a pergunta e a acusação, o escárnio dos incrédulos e os blasfemadores e daqueles que querem afirmar que Deus não existe pelo simples fato dele não intervir da maneira que eles gostariam no mundo e na humanidade. _ Faça alguma coisa Deus? ou você não é Deus! _ Faça alguma coisa ou você não enxerga o nosso caos, nossa dor, labuta e toda essa calamidade?

Há se Adão fosse assim e não dissesse : foi à mulher que tu me deste. Há se a humanidade fosse assim e reconhecesse que o mundo só está assim não porque Jesus não desceu da cruz, mas porque fracassamos em voltar para Deus. Mas hoje podemos olhar para ela e dizer, minha divida foi paga, meus pecados foram perdoados, meus olhos foram abertos, e um novo caminho foi revelado. Esta cruz me diz: que não preciso tomar banho de sabonete de arruda, pois fui lavado pelo sangue do cordeiro, não preciso quebrar maldições, pois Ele se fez maldição em meu lugar, não preciso fazer cura interior, pois lá do alto da cruz ele disse: Pai perdoa-lhes ... se é paz que o homem procura na cruz há um mastro da bandeira de trégua entre Deus e o homem nela está nosso totem da paz.

Como Jesus pode entrar no seu coração? No dia em que Ele foi crucificado, DOIS LADRÕES foram crucificados ao seu lado. UM LADRÃO foi para o Inferno e o OUTRO LADRÃO foi para o Céu. Por que um foi para o Inferno e o outro foi para o Céu? O que fez o ladrão para ir para o Céu com Jesus? Ele era ladrão e criminoso. Provavelmente, não freqüentava igreja e nunca foi batizado. O que ele fez para ir para o Céu? O poder sobre o pecado foi a maior resposta que Deus tem para o pecador ele tem o poder de nos limpar completamente. Preste bem a atenção! O que ele fez é exatamente o que você precisa fazer se você quiser ir para o Céu após a sua morte. O que fez este ladrão? Ele fez duas coisas. A primeira foi que reconheceu que pecou contra Deus e não poderia salvar-se a si mesmo. A segunda coisa foi que reconheceu que só Jesus Cristo salva. Decidiu entregar a sua vida a Jesus. Hoje, você também pode entregar a sua vida a Jesus.

Se tu és Deus, como fizeste um mundo como este, tão cheio de lágrimas, tão cheio, tão cheio de angustia, de traumas. Como dizem os pessimistas: a vida nada mais é que um vale de dores.

Porque Jesus não desceu da cruz? A mesma pergunta se faz Hoje? Por que Deus ou Jesus não desce e aparta todas essas guerras, porque que ele não desce e sacia toda essa fome, não refresca toda essa sede, por que ele não desce e cura todas as feridas. As minhas guerras, fome, minha sede, minhas feridas. Clamor de gente que questiona: por que? por que? por que? Que Deus não desceu quando foi abusado, espancado, humilhado. Porque você não desceu assim milhões de inocentes, não morreriam nas guerras, de fome, não morreriam de doenças contagiosas.

Ele morreu de coração quebrantado. Todos aqueles que não aceitam Jesus como seu único e suficiente salvador, tornam-se culpados da morte dele, culpados do sangue de Jesus, se até hoje você não se decidiu por Jesus, você faz parte do coro com aqueles que clamavam naquele dia: crucificam..., mas você pode mudar isso hoje.

"Que farás com Jesus". Uma de duas coisas estás fazendo: ou lhe dás uma cruz ou lhe dás um trono - W.M. Clow

Autor: Alexandre Rubens [copy-right@ 2010]

quinta-feira, 1 de abril de 2010

JOVENS CARREGANDO A CRUZ COM SANTIDADE

pr. Alexandre Rubens

Mt. 19: 16 E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?

Mateus 19:16-22

A VIDA DE UM JOVEM COM SANTIDADE É DIFERENTE DO ESTILO DE VIDA DO...

ESPIRITUALISMO A VAPOR . v.20

O jovem tinha todas as qualidades mas não sentia que era salvo, faltava algo, tinha um vazio existencial (era um jovem da palavra, da tradição, da realização, dos cultos, mas enfrentava um vazio espiritual). O que ele buscava era algo que pudesse fazê-lo sentir salvo e completo.

Vapor é aquilo exala: dos corpos sólidos ou em decomposição. A.E.D.B.V propõe a transformação do sólido em massa vaporosa.

É a combustão da espiritualidade, sob proposta terapêutica.

O espiritualismo do banho a vapor Propõe uma espiritualidade alternativa. O objetivo é proporcionar bem estar psicológico e sensorial. Criado para atender as necessidades IMEDIATAS e estímulos. E não as necessidades espirituais. É a busca de preencher o vazio com o que é transitório.

A espiritualidade do banho a vapor não busca compromisso

A NOVA ESPIRITUALIDADE. Desenvolve a uma cultura de um Deus que nada exige... Deus é simplesmente alguém que está disposto a ouvir as orações para que este se sinta bem, mas nunca irá exigir deles uma forma de conduta perante a sociedade.

É uma espiritualidade que só fala em vitórias e triunfos. Na espiritualidade do banho vapor, Deus não é pai ou amigo, Jesus não é Senhor nem irmão, o Espírito Santo não é a terceira pessoa da trindade, é um vento que sopra.

Não se busca uma vida de santidade, relacionamento com Deus. tudo gira em torno do adorador, é Deus que tem o compromisso com ele. A palavra é para eles, as promessas são para eles, mas o compromisso, o testemunho, é só pra Deus. eles não têm participação nenhuma no processo da vida cristã.

A espiritualidade do banho a vapor não se importa com o que crer e sim o que se sente

Para a espiritualidade do banho a vapor o mais importante é sentir

Geração do sentimentalismo, da adoração hedonista, do culto da sensação

Na adoração da espiritualidade do banho a vapor , o culto racional está sendo substituído pela emoção e somente por ela. Os louvores são carregados de emoção.

A vida dos jovens que carregam a cruz com santidade diferenciam na adoração. Eles possuem uma adoração extraída do que foi feito na cruz.

Com hinos e cânticos com prepostas didáticas maravilhosas, cheias da Palavra e de doutrina sólida, utilizam a adoração como um meio de ensinar evangelizar. Edificar e admoestar uns aos outros, como nos é ordenado em Colossenses 3:16 - "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração".

Adoram para ensinar e reforçar conceitos bíblicos e doutrinários no contexto do louvor direcionado a Deus. cânticos e hinos que visam à adoração a Deus, proclamando sua verdade de maneira a aumentar o amor a Deus e a compreensão da verdade pelo adorador.

A espiritualidade do banho a vapor é consumista

A igreja é vista como comercio e os membros são como clientes.

Clientes que vieram para consumir o produto culto, reclamam se o programa não está em ordem, se a pregação foi “meia-boca”, se a música não foi bem ensaiada, se não foram bem tratados. Clientes que dizem como deve ser a igreja de Cristo. E é bom que seja, pois o cliente tem sempre razão. Quem paga, manda. São telespectadores não querem servir, querem ser vervidos, se não gostarem, fazem dos diáconos, do pastor e do ministro de louvor algo do tipo Sac, (Serviço de atendimento ao consumidor) para depreciar o trabalho com suas queixas, afinal o cliente que paga culto com ofertas tem razão. É a lei do consumidor.

Creio que estamos vivendo uma fase particular da história da igreja. Não é nada novo e nem tampouco passageiro, mas é por certo preocupante. A história da igreja nos mostra que as mudanças não acontecem de uma hora para outra.
Vale lembrar que tudo começou com uma igreja pura, dedicada, vivendo em comunidade, onde tudo era de todos, mas ninguém era dono de nada. Tudo era de Deus. Milhares eram acrescentados a cada dia, caindo na graça de todo o povo. Era a igreja primitiva. Lamento por não ter nascido naquele tempo. O que me resta é pregar : Jovens carreguem a cruz com santidade. Soli Deo Gloria.

Autor: Alexandre Rubens [copy-right@ 2010]