quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

TRAGÉDIAS DIANTE DA PERSPECTIVA DE DEUS.

Pr. Alexandre Rubens da Silva

O que é tragédia?

Acontecimentos catastróficos, funestos; desgraça.

A tragédia no Haiti já é considerada a mais letal das que já houve nas Américas.

Segundo as ultimas informações o governo do Haiti já contabilizou 75 mil sepultamentos de vitimas decorrente da tragédia e 250 mil feridos e um milhão de desabrigados, segundo anunciou o departamento de Proteção Civil haitiana. Para nós os brasileiros as noticias da tragédia não para por ai. Infelizmente e lastimavelmente, já subiu para 21 o numero dos brasileiros vitimados por esse terremoto no Haiti.

De que forma Deus enxerga a tragédia?

Se Deus é bom porque será que existe tanto sofrimento?

Será que Deus precisa de números tão expressivo de vitimas para que ele considere como uma tragédia? Então vejamos o que é tragédia na perspectiva de Deus.

I - Na perspectiva de Deus se contabiliza a relevância de uma tragédia a partir do numero (1).

Axioma nº 1 Em relação à importância da vida humana. Uma alma vale mais que o mundo inteiro.

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Mateus 16:26”.

Axioma nº 2 Em relação à essência do ser em número grau e gênero. Ele não se agrada da morte humana.

“Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva? Ezequiel 18:23”.

II- Na perspectiva de Deus a maior de todas as tragédias Já ocorreu (éden)

Axioma nº 1 A descrição histórica da catástrofe.

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir Rom. 5.12-14”.

Axioma nº 2 O estado em que o mundo se encontra decorrente a tragédia da queda.

“Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno I João 5:19”.

Axioma nº 3 - Conseqüências no sistema ecológico decorrente à tragédia da queda.

“Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. Romanos 8:22”.

Axioma nº 4 - Na perspectiva de Deus somos vítimas da tragédia do éden.

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Romanos 3:23

Axioma nº 5 – A tragédia humana provoca reação no coração de Deus. A tragédia na perspectiva de Deus produz sentimento, Deus chora.

“Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se. E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê. Jesus chorou”. João 11: 33-35.

III- Na perspectiva de Deus o socorro também veio por meio de uma tragédia. (Jesus).

Axioma nº 1 – Tragédia da humanidade recaiu sobre Jesus.

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele à iniqüidade de nós todos”. Isaias 53:4-6.

Axioma nº 2 – Mesmo sendo inocente Jesus foi vitimado pela tragédia da humanidade.

“Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”. II Cor. 5:21

IV- Na perspectiva de Deus existe um campo de sobreviventes da tragédia.

Axioma nº 1 – Jesus estabeleceu um abrigo seguro para as vigentes tragédias que possam nos acontecer.

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mateus 16:18

Axioma nº 2 – Jesus estabeleceu um abrigo seguro onde as tragédias não podem nos alcançar.

NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. João 14:1-3

Axioma nº 3 – Somos herdeiros da promessa desse novo lar.

“PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu”. 2cor. 5:1-

V- A realidade das tragédias são superadas quando confrontadas sob a perspectiva que Deus nos dá.

Axioma nº 1 – É uma questão de decisão e fé.

“ Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo”. João 11: 23-27.

Que Deus console a todos os parentes enlutados e amigos das vitimas dessa essa tragédia.

Autor: Alexandre Rubens[copy-right@ 2010]

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A BOA TERRA QUE HÁ EM VOCÊ. Mt. 13.



PR. ALEXANDRE RUBENS DA SILVA.









EXISTEM 3 COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER PARA QUE A BOA TERRA QUE EM SEU CORAÇÃO SEJA UM POMAR DE DEUS.



F.T. PARA QUE A BOA TERRA QUE HA EM SEU CORAÇÃO SEJA UM POMAR DE DEUS.



I NÃO DESPERDICE AS SEMENTES QUE DEUS DEU A VOCÊ.



momentos em nossas vidas que nos falta o cuidado, o zelo, a atenção. E a palavra mesma nos diz que temos que ser vigilantes, porque o diabo anda ao derredor... Deus nos deu o dom do cuidado e a responsabilidade de conduzir as sementes que produzem vida para serem colocadas no solo certo.


Aquele semeador podia correr o risco de chegar ao lugar de plantação e se dar conta de que não havia mais sementes para plantar, porque havia um lugar que as sementes escapavam e ele não se dava conta disso.


Vamos ao local da nossa sementeira e descobrimos que as sementes para o plantio desse ano se perderam.



Ha momentos em nossas vidas que precisamos parar, sentar para fazermos alguns reparos em nossas vidas , para descobrirmos por onde é que as boas sementes estão se perdendo. Para que as boas sementes que Deus colocou em nossas mãos sejam conduzidas para o lugar onde será plantada, germinada e se produza uma grande colheita sem que se perca uma semente se quer. Precisamos parar e verificar se as boas sementes não ficaram perdidas a beira do caminho. Jesus diz que o inimigo se apropria dessas sementes e as leva para longe de nosso alcance e ali ele devora a semente da fé , dos sonhos, da alegria, da comunhão em família assola nossas esperanças e a boa terra que há em nosso coração fica vazio desolado como um deserto e nos tornando pessoas vazias e sem sentido.




F.T. PARA QUE A BOA TERRA QUE HA EM SEU CORAÇÃO SEJA UM POMAR DE DEUS.




II- NÃO DEIXE QUE LANCEM EM SUA BOA TERRA PEDRAS EM LUGAR DE SEMENTES.



Porque estas mesmas pedras se tornarão um obstáculo que afetará o desenvolvimento da vida.


Pedras que tomarão as formas mais variadas para impedir o crescimento e uma boa colheita em sua vida. Pedras que se tornarão montanhas intransponíveis no dia da aflição.


Aquela semente quando nasceu estava cercada por pedra, não tinha espaço para desenvolver porque ao seu lado as pedras não deixava (opressão) não podia se aprofundar por que embaixo dela só havia pedras. Estas pedras geravam agressão, morte, feridas, rancor, peso, ausência de descanso.



O mesmo acontece conosco quando deixamos que pedras sejam lançadas na boa terra de nosso coração. Por mais preciosas que pareçam não deixe que lance pedras na boa terra de seu coração: pedra que vem na forma de acuação, a mesma que haviam preparado para parra o dia do julgamento mulher adultera a qual Jesus defendeu, a pedra da culpa, dos maus trados, da limitação àquela que leva tanta gente sair por ai dizendo: eu presto, não valho nada, eu não consigo, é tarde demais para mim, desisti de tentar, não tenho forças, não posso. Pedras lançadas por gente estúpidas causadoras de maus tratos, gente que só sabe dar pedrada.



Venhamos e convenhamos se já é ruim andar com pedras no sapato, imagine transportando-as no coração, com certeza o estrago é bem maior.



F.T. PARA QUE A BOA TERRA QUE HA EM SEU CORAÇÃO SEJA UM POMAR DE DEUS.



III- NÃO DEIXE QUE LANCEM EM SUA BOA TERRA SEMENTE DE ESPINHOS.



Espinhos dos apertos e as dificuldades que sobrevém na vida. Enquanto na maior parte da nossa vida é consagrada a coisas tais como: um encontro no shopping, um passeio agendado, um casamento no final de semana, ou o que vamos fazer nas próximas férias. É incrível que a maioria dos nossos programas acontecem justamente no dia que pertence ao Senhor. Se pudessem tratariam Deus como uma marionete, ou um gênio da lâmpada mágica. Espinhos que uma vez nos espetando causa inflamação da vaidade, da superficialidade que tanto apodrece a alma.


Quando os espinhos nascem na boa terra que há em nós, passamos deixar que as preocupações, ansiedades da vida dirijam nossos caminhos e determine nossa natureza. A boa terra que á em nosso coração é assim, tem que tomar muito cuidado com o tipo de semente que estamos lançando nele.



Se for semente de espinhos, é espinhos que colheremos, não adianta reclamar dos traumas e feridas, da falta de fé. Às vezes, as sementes dos espinheiros eram trazidas de muito longe, pelo vento.

Jesus falou que uma alma infestada desses elementos nocivos tornava-se imprestável. A boa semente da Palavra de Deus, que em nós é plantada, simplesmente dá em nada. Dentre os quais: Os cuidados, ansiedades e preocupação com os interesses deste mundo.



Tozer disse que não há nada mais trágico para um ser humano, que lutar ferozmente durante toda uma vida, se desgastar no árduo caminho do reconhecimento humano, atingir o topo, ser glorificado pelos homens, após tudo isso ser corroído pelo terrível medo de ter que ceder seu lugar para outro que também encontra-se na mesma corrida, sendo que após todo essa vida de busca por coisas passageiras, não ser reconhecido por Jesus na sua gloriosa volta.



F.T. PARA QUE A BOA TERRA QUE HA EM SEU CORAÇÃO SEJA UM POMAR DE DEUS.




IV- PRODUZA FRUTOS DAS BOAS SEMENTES QUE LANÇARAM NA BOA TERRA EM VOCÊ.



Neste texto Jesus destaca os resultados da boa semente quando lançada no terreno fértil de nosso coração. Logo é absolvido e logo produz e todos compartilham da vida que vem dos frutos. Deus tem uma sementeiras para você, sementes especiais, que saem direto da sua boca, semente de vida que é a palavra de Deus.



- Ouvem a Palavra e tudo que há nela (principalmente nos pontos que mais somos confrontados)
- Recebem e aceitam essa Palavra (numa atitude de prontamente ajustarem suas vidas à vontade de Deus)
- Produzem o fruto do Espírito (a marca principal de qualquer ser vivo é sua capacidade de reprodução)

Em Lucas 6: 47-49, podemos ver essa seqüência, quando Jesus disse que aquele que ouve as suas palavras, e as observa é semelhante ao homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha e ela não se abalou com a enchente. Para que isto aconteça, temos que ter os seguintes atitudes em relação a Palavra:



- Reconhecer que ali é Deus que fala (Isto provém de fé e de percepção espiritual – I Cor 2:14).
- Acatar como único parâmetro de vida.
Em Mateus 7: 21-29, Jesus diz que não seremos julgados pela quantidade de obra que fizermos, mas pela pronta obediência a sua Palavra. Em João 15:14 ele chama de amigo a todo que cumpre a palavra, tendo no v. 10 a promessa que estes permanecem no seu amor.



Esta semente foi lançada no dia 17/01/2010 na PIB de Ferraz de Vasconcelos.

Autor: Alexandre Rubens [copy-right@ 2010]

domingo, 17 de janeiro de 2010

DIANTE DAS TRAGÉDIAS

15 de janeiro de 2010



por Ary Velloso


Diante dessas tragédias imagino que você possa ter algumas perguntas:
Onde está Deus? Por que Deus permitiu? Deus poderia ter evitado? Será que Deus não viu o que iria acontecer?

Uma das coisas mais difíceis para nós, pessoas que conhecem Jesus, é conciliar tragédia com graça e providência de Deus. Estas perguntas vêm ao nosso coração nestes momentos e não são fáceis de responder, nem possuem realmente uma resposta personalizada, mas podemos lidar com elas dentro de algumas das verdades ensinadas pela Palavra de Deus:

“No mundo tereis aflições, mas não se desanimem, eu venci o
ü mundo” – João 16:33 - Por causa de Jesus as tragédias não determinam o fim de nossas vidas. Elas podem até determinar o fim dos nossos corpos, mas não fim das nossas vidas! Porque Jesus está vivo, Ele nos socorre e não nos deixa vencidos pela dor para sempre.

“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem
ü pela manha” – Nenhuma tragédia nos dominará permanentemente, Deus sempre nos trará uma saída, conforto e esperança. Salmo 30:5b

Deus é soberano para
ü mudar o curso da história e de acontecimentos – Ele reina absoluto sobre todas as coisas e tem poder absoluto sobre tudo – Apocalipse 4:11 e Tiago 5:16-18

Deus faz escolhas segundo seu propósito - Romanos 9.13-24
ü

(Deus poderia ter impedido, mas em sua soberania não o fez, segundo o seu propósito)

Deus responde as orações segundo seu propósito - Efésios
ü 3.20

Deus conforta e cura a dor de seus filhos - Salmo 147.3
ü

ü Deus nos sustenta em toda tribulação - II Coríntios 1.4

Deus em sua
ü atuação soberana deixa-nos entender algumas coisas e outras não - Deuteronômio 29.29

Nestes momentos, nossa âncora tem que estar firmada em alguém superior a nós, que tenha todo o poder sobre todas estas coisas, que seja nosso abrigo. Mais do que isto, alguém que além de ter o controle sobre tudo, tenha o amor para nos ouvir e andar conosco no meio da tribulação. Este alguém só pode ser Deus!

Podemos não entender algumas coisas que Deus faz ou deixa acontecer, mas podemos crer que se estas coisas nos afetam, Deus estará conosco no meio delas (Salmo 23.4). E embora pareça difícil de aceitar, Deus compreende os seus sentimentos e entende as suas indagações. É natural se sentir:

Desesperado: “Aquilo que eu temia foi o que aconteceu, e o que mais me dava medo me atingiu. Não tenho paz nem descanso, nem sossego; só tenho agitação” – Jó 2:25-26

Irado: “Não posso ficar calado. Estou aflito, tenho de falar, preciso me queixar, pois o meu coração está cheio de amargura” – Jó 7:11

Aflito: “Mês após mês só tenho tido desilusões, e as minhas noites têm sido cheias de aflição. Essas noites são compridas; eu me canso de me virar na cama até de madrugada e fico perguntando: Será que já é hora de levantar?” – Jó 7:3-4

A Bíblia não encobre a questão do sofrimento, ela nos apresenta pessoas verdadeiras e sofrimentos verdadeiros, mas não é só isso, também nos mostra um Deus que conhece, compreende e se importa. E as circunstâncias não podem mudar o caráter de Deus!

Nosso grande teste é CONTINUAR CONFIANDO EM DEUS quando a vida parece inexplicável e as coisas não fazem sentido. Crer que Deus não nos abandonou no meio da doença, morte, falência, terremoto, seca ou enchente, requer de cada um de nós dizer: “Eu creio, mas me ajude em minha falta de fé”. – Marcos 9:24

Ary Velloso


*Não deixe de orar pelas pessoas que perderam parentes e amigos, e se estiver próximo, peça à Deus o privilégio – e não perca as oportunidades - de ser um instrumento da Sua graça nestas vidas!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

APRENDENDO COM A QUEDA

Atos - 20 - 1 : 12

Pr. Alexandre Rubens da Silva.

Paulo aproveita o momento festivo para reunir a Igreja, exortá-la a permanecer na fé e celebrar a Santa Ceia. Paulo começou a pregar e seu sermão se estendeu até a meia-noite. O texto diz que havia muitas lâmpadas no salão de culto.
Naquela época era comum a fumaça do óleo queimado em contato com a vista provocar sono nas pessoas.
Lá pelas tantas... um jovem... uma janela no terceiro andar. Talvez fosse um daqueles jovens teimosos que o pastor chamava para se assentar na frente, mas ele não obedecia e empacava no mesmo lugar.
Paulo pregava... pregava... pregava.... as pessoas se alegravam... havia júbilo na igreja...
Mas aquele jovem não sentia nada... Vamos ler o verso 9. Ele caiu da janela do terceiro andar e morreu... O pregador, que para aquele jovem era chato... cansativo... enjoado... interrompeu o sermão... desceu... inclinou-se sobre o jovem... abraçou o jovem morto no chão... “abraçou”... São gestos bem sugestivos... Anote aí!!!

I- COM A QUEDA O JOVEM APRENDEU: NÃO DESPREZAR QUEM PODE SOCORRER.

A geração mídia ensina: “O que é verdade para mim não é verdade para você”. A verdade não existe
A geração mídia incentiva: “seja dono de seu nariz”. Assuma o controle de sua vida agora mesmo.

A geração mídia dita as regras e o modo de vida: “seja Tim em um mundo sem fronteiras” não há limites.

Uma das apresentadoras da emissora qualquer fazia um comercial onde dizia o seguinte: "quer saber se aquele gatinho beija bem? Esse e outros segredos da vida você recebe no seu celular mandando um SMS com a palavra 'beijo' para...", Sabe aquele ditado: caiu na rede é peixe? Pois bem, caiu na mídia vira bordão! Os que estão na janela dão ouvidos pra tudo isso e vão mais alem, chegam a cumprimentar com “peitinho” e são admiradores do zina “repetindo” freneticamente a aquela frase "Ronaldo” como meio de relacionamento.

Milhares têm caído da janela. Cerca de 700 mil meninas de 10 a 19 engravidam por ano.


O jovem desprezou Paulo, mas na hora que ele caiu da janela, Paulo interrompeu tudo para ajudá-lo.
Paulo abraçou aquele jovem... e o abraço lhe trouxe de volta a vida. Não era apenas o abraço de Paulo... era o abraço de Jesus. Paulo era o instrumento... Aquele jovem recebeu o abraço de Jesus!
Às vezes desprezamos as pessoas...
Você tem desprezado Jesus, mas na hora que você cai da janela... na hora de sua dor, de sua aflição, Jesus pára tudo... desce... te abraça ... e te dá novo ânimo. Saída da janela e corra para os braços de Jesus antes que aconteça uma queda.

II- COM A QUEDA O JOVEM APRENDEU: AFASTE-SE DA JANELA!


Aquele jovem estava sentado na janela... não prestou atenção na pregação... adormeceu... caiu... e morreu.
Por que ele estava sentado na janela? Existia uma razão para ele estar ali naquela janela!
A janela, aqui no texto, representa muito mais do que uma simples janela...
A janela é como os olhos...

A janela representa nossas escolhas. Muitas pessoas escolhem estar quando não querem viver uma vida de compromisso com Jesus e sua palavra. Aquele jovem tinha problemas. Por esta razão ele escolheu ficar na janela!!! Ele estava vivendo um conflito... Não sabia se ouvia o sermão de Paulo que trazia a mensagem do evangelho ou se escutava as vozes da rua. Ele não sabia se ouvia a palavra de Deus e se comprometia com Cristo ou se olhava através da janela e recebia a oferta do mundo... do pecado...

Há jovens na igreja que se sentem atraídos pelas coisas do mundo!!! Aquela janela também representa uma APOSTASIA O QUE É ISSO? Apostasia é quando uma pessoa renuncia da fé.

Apostasia não é igreja vazia... é igreja cheia, mas de gente que não conhece e nem se esforça para conhecer verdadeiramente ao Deus da Bíblia, preferindo engolir doutrinas espúrias aos domingos do que ler e se esforçar para compreender a Palavra de Deus.

Apostasia é igreja permeada pelo mundo: concordante e participante dos costumes e da "cultura relevante", valorizando o ser humano acima da vontade do próprio Deus.

Apostasia é a igreja onde as conversões são psicológicas, ocorridas através de promessas sem base bíblica e onde o culto deve agradar ao público e a palavra "racional" é substituída por "extravagante", "sobrenatural"... "do reteté"!

Apostasia é uma profecia bíblica relativa ao final dos tempos e, de forma alguma, deixará de se cumprir: não vai haver apostasia no clube de futebol e muito menos no bar da esquina, pois é uma condição total e intrinsecamente relacionada apenas às igrejas.

Apostasia... já está acontecendo na vida daqueles que não saem da janela.


Eles são atraídos pela vidraça da prostituição, pela vitrine da pornografia, pelas drogas, pelo álcool... pela violência... Saia da janela!!!


III- COM A QUEDA O JOVEM APRENDEU: NÃO PERDER A NOVA CHANCE!

Aquele jovem adormeceu e sofreu uma queda na vida. Mesmo diante do evangelho isso pode acontecer.

Ao ter uma nova chance, aquele jovem deixou-se conduzir... Aquele jovem aproveitou a segunda chance que Deus lhe deu. Mas ele precisou cair da janela... do 2º tempo de nossas vidas. Muitos dizem : estou vivendo uma boa fase na minha vida se é isso que está acontecendo saiba: a vida não é feita de fases por que se for qual será a próxima. A verdadeira vida é feita de nova chance por que só se vive uma vez. Is.

MUITAS PESSOAS PARECEM estar bem exteriormente, mas por dentro a alma está em ruínas porque foram traumatizadas por uma queda.

Creio que há muitas pessoas traumatizadas no por causa da queda que sofreram no passado que se tornaram psicologicamente deficientes, incapazes de agir normalmente em sua vida cotidiana.

Ao buscar a Deus e ler a Sua Palavra, descobri que o principal interesse do Senhor é a nossa vida interior, porque é nela que desfrutamos a presença dEle. Jesus disse: "Eis que o reino de Deus está dentro de vós [em vossos corações] e entre vós [ao vosso redor]" (Lucas 17.21).

O que gerou a que no interior do homem se chama pecado e Jesus está disposto a te levantar dessa queda agora mesmo.

Deixe Deus agora mesmo te levar a 2 Cor. 2.14: "Graças, porém, a Deus, que em Cristo, sempre nos conduz em triunfo [como troféus da vitória de Cristo] e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do Seu conhecimento". que está na igreja... que é membro da Igreja... que ouve tantos sermões como aquele jovem ouviu, mas continua resistindo ao chamado de Jesus... Ele está te dando uma segunda chance... aproveite! Você... que não pertence a nenhuma Igreja... que ouve tantas vezes a mensagem do evangelho, mas não aceita Jesus como salvador pessoal... Jesus está te dando uma segunda chance... que já caiu da janela uma vez e está experimentando o abraço de Jesus... aproveite! Não perca a segunda chance!!!

3 VERDADES SOBRE A PERSEVERANÇA DO CRISTÃO VISTA EM JACÓ.

vamos entender o significado desse tema: Verdade é um fato sobre Jacó e sobre os crentes. Qual é o maior fato que ocorreu na vida de Jacó? Foi o seu encontro com Deus. Qual é o maior fato que ocorreu na vida de deu crente? Não foi o dia que ele entrou na membresia de uma igreja, não foi ... começou cantar corinhos, quando ele fez sua 1ª. Oração em publico, não foi o dia de seu batismo , não foi o dia que v/c começou ler a Bíblia, Juízes, advogados, gente que não tem religião nenhuma as lêem também, mas é foi o seu encontro com Deus.

Perseverança: firmeza estabilidade permanência, coerência. Existem 3 elemento vitais na perseverança que o crente deve perceber e agir com coerência senão está fora do Evangelho de Cristo:

1º. NOSSA PERSEVERANÇA DEVE ESTÁR FUNDAMENTADA EM JESUS 1ª. Pe. 2:21. “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas”. Completa comigo o padeiro faz..., o cozinheiro faz... o boxeador... e o Cristão? Cristianismo e o que é cristianismo é pisar nas pegadas do Mestre. Cada crente tem uma via sacra. Se Jesus foi tentado você será também, perseguido, caluniado, xingado, acusado, se teve fariseu na vida de Jesus vai ter na sua vida também. ( verso 18-25). Perseverança tem um alvo e o alvo da nossa perseverança é Cristo. Tem crente que pra ele nada ta bom se ta resumindo o fio da peste reclama de tudo nada ta bom. Se está passando por lutas e provações humm...sem comentários. Eu pergunto a igreja qual foi o dia que você viu Jesus de chinelo havaianas... deitado numa espreguiçadeira tomando caldo de cana ou água de...? eu só vi Jesus sofrendo, quando conheci Jesus ele era uma criança que nasceu sem pai teve que ser adotado por José... ele andou sofrendo teve uma vida sofrida, mas fez a vontade de Deus você já viu um Jesus... dizendo Há que vida boa? Eu só vi Jesus sofrendo. Existe um Jesus sem sofrimento? Então sofra e use sua vida como ele usou, para glorificar a Deus. Porque a nossa está relacionada com Jesus.

2º. NOSSA PERSEVERANÇA DEVE ESTAR LIGADA COM O ESPIRITO SANTO. Romanos 5.1 TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; 2 Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. 3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,

4 E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. 5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Romanos 8:26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. (Sem espírito santo você será a semente de Mt 13, uma parte que caiu em qualquer lugar menos a plantação de Deus).

3º NOSSA PERSEVERANÇA DEVE ESTAR RELACIONADA NAS PROMESSAS. Teve seu nome mudado. Não pereceu e venceu.

Compromisso, que se assume perante alguém, a fim de se realizar algo ou de se contrair uma obrigação: Salmos 126:6

Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

Autor: Alexandre Rubens [copy-right@ 2010]

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A FORÇA DE QUE NECESSITAMOS

Isaias 40. 27

A força de que necessitamos

Pr. Alexandre. RUBENS D. SILVA

Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?

28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.

29 Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.

Ao postar-se de braços na cintura, à frente da tremulante bandeira americana, o homem de aço, já mandava seus recados pra todo mundo; o símbolo da força mundial é o E.U.A.

Era a América vendendo a idéia de ser a guardiã da ordem e da justiça para o mundo. (na visão deles é claro).

Não tem forças para crer que Jesus é o caminho a verdade e a vida? Deus tem força para você.

F.T. NECESSITAMOS DA FORÇA QUE VEM..

I- DE UMA FÉ SOBRENATURAL V.27-28

Afirmação é esta: Para Deus eu não existo , o texto está falando de lamento, queixa, perda da fé. Uma palavra para definir essa crença é parâmetro de uma fé natural.

A FÉ NATURAL ESTABELECE O PARÂMETRO DO:

Sentimentalismo – o mau uso da emoção. Israel escorregou nesse tipo de fé, A fé pagã de sua época cria assim. O problema da fé natural é esse. Quem crê assim, pensa e age de forma distorcida com relação a Deus e as pessoas, porque está condicionando Deus ao seu sentimento e emoções. O seu Deus em alguns momentos será grande por que você estará se sentindo grande, em outros o seu Deus será pequeno demais porque você estará depremidíssimo demais para enxergar Deus de outra forma. Deus repreendeu várias vezes Israel por causa disso. Deus nos questiona. Mas quando retomamos essa fé e clamamos pelo Jesus sobrenatural ele nos tira do fracasso e da derrota louvado seja Deus.

No v.27,28. Fala que eles estavam comparando Deus por aquilo que estavam sentindo e a lógica distorcida descrevia assim: Se estivermos cansados é por que Deus se cansou de nós Deus, Deus se cansa não teve forças para nos manter até o fim. Vejo que todas a vezes que o homem tentar definir Deus, utilizando instrumentos da fé e da razão comum, Deus questiona levando-nos para uma profunda reflexão. Nesta reflexão Deus coloca um espelho diante deles, e esse espelho mostra que esta situação não foi criada por Deus. e sim por eles mesmos.

Existem duas situações predominantes na vida de uma pessoa; uma é a que Deus cria na vida de uma pessoa, para glorificar o seu nome (José)... essa situação não foi feita para sua derrota, mais se está acontecendo é para a glória de Deus, mesmo que seja difícil crer, Deus está no controle da sua vida. A outra é a que criamos. Saiba disso; Deus não tem nada a ver com isso. Deus não trabalha em empresa de coleta de lixo, Deus não é apagador para você ficar escrevendo qualquer coisa na lousa de sua vida e depois sair apagando tudo de qualquer jeito, Deus não mora na casa da mãe Joana. Não podemos lidar com Deus como se lida com remédio, Deus não é xarope. Não podemos lidar com Deus como lidamos com nossas emoções e sentimento.

Deus É independente daquilo que eu sinta, perceba ou não, Deus é justo. Não perca o animo não, os projetos de Deus estão em pé em sua vida, seus sonhos estão vivos e ativos a favor de quem crer , Deus não muda.

A FÉ NATURAL ESTABELECE O PARÂMETRO

Perceptivo visual : crentes alá Tomé . O problema da fé natural é que ela exige provas visuais ela depende de ver pra crer.

v.27. O meu caminho está encoberto, não percebo Deus, não vejo Deus agir. Não enxergavam o Deus de perto, e sim o Deus de

longe (síndrome de Tomé). Não acreditam na autoridade do sacerdócio cristão não acreditam mais na palavra quando ele diz em Tg 5.13 Está alguém entre vós aflito? Ore.

Muitos gostam de dizer: Deus está presente em todo lugar não preciso ir a igreja, busco em casa mesmo, mas Tomé vê uma coisa muito diferente, que ao contrário dos que pensam assim Tomé descobre que Deus se revela onde pessoas estão reunidas no nome Dele. Deus é (onipresente se faz presente em todo lugar) o que Tomé não sabia é que Deus se revela no meio dos que reúnem em seu nome.

A FÉ NATURAL ESTABELECE O PARÂMETRO DA

Urgência: pressa- A FÉ NATURAL É IMPACIENTE. Esse corre – corre, na afobação, na correria, na agitação

Esse drive-thru da agitação frenética da vida gera doença emocional. Deus questiona a razão de Israel. Tem muito crente que já teve experiência com Deus, que já foi um homem de Deus, mulheres de Deus, pessoas extraordinária, que oravam, jejuavam, crente firme, que na melhor performance espiritual oravam e sentiam Deus de perto e por causa de uma eventualidade da vida estão, frios gelados, pálidos, dizendo que Deus mudou com eles. Culpam a Deus, se... culpam a Deus se... culpam a Deus. Deus não é Deus de momento. A força de que necessitamos hoje depende do que eu ando dizendo. O que você anda dizendo das coisas, dos amigos , de si mesmo, daquilo que você faz, de Deus? Abra sua boca para dizer coisas que glorificam a Deus.

Para Deus eu não existo: Essa é a declaração da fé natural quando as coisas não vão bem, segundo ela, Deus não se importa: com a calamidade, com a miséria, com o problema alheio, Deus deu a corda no mundo e deixou se virando sozinho em torno da sua própria sorte.

Deus não age conosco baseando-se naquilo que se pode conhecer sobre ele, mas Deus age conosco firmado naquilo que ele sabe sobre nós, v. 5-8. A fé sobrenatural me leva crer que sou importante para Deus. O vers. 26 há um desafio e é olhar com os olhos da fé ... Alimente-se de uma fé sobrenatural.

F.T. NECESSITAMOS DA FORÇA QUE VEM..

II- VEM A PARTIR DA COMPREENÇÃO DE NOSSA REALIDADE V. 29.

Somos seres frágeis por três razões:

1ª. porque eu e você temos necessidades. Somos seres de necessidades e ponto final.

O homem pode ganhar dinheiro, adquirir bens, fama, sucesso. Pode ter o melhor desta vida, alcanças alvos, realizar sonhos, realizar planos, pode ser um brilhante profissional, um vencedor, mas a sua realidade será a mesma: somos seres fadados à crise da fragilidade.

2ª. As coisas desta vida são frágeis. Temporais e passageiras.

3ª. Porque temos sentimentos. “Não permita que ninguém o faça descer tão baixo a ponto de você sentir ódio.” Martin Luther King

F.T. NECESSITAMOS DA FORÇA QUE VEM..

III- ESPERANÇA NO SENHOR V. 30-31.

Se alimentar do negativo. Isso anula a esperança.

Deus prometeu força suficiente para enfrentarmos os desafios que nos vêm dia a dia. Dê a Deus as rédeas de sua vida por que a verdadeira esperança vem do Senhor, a força de que necessitamos vem do Senhor. Tudo o que temos, somos ou viermos a ter, vem do Senhor, ele é a fonte de todas as bênçãos, espera no Senhor. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Em meio tantos dissabores, tudo pode perder, menos a esperança.

Viver sem esperança é abrir as defesas para os inimigos da alma, que vivem de plantão, escondidos na periferia da nossa existência. Eles quando nos encontram vulneráveis são rápidos no agir, especialmente como destruidores da alegria, dos sonhos e das motivações. A esperança é o amanhã antecipado por meio dos olhos da fé. Ela conduz o nosso olhar na direção da vitória.

Por causa da esperança acreditamos no amanhã. Pela sua força, alimentamos a fé e o amor. A esperança é Deus, mas, é Deus agindo dentro de nós.

Esta mensagem foi pregada no congresso Jesus é o Caminho a Verdade e a Vida em Itapevi- São Paulo.

Autor: Alexandre Rubens [copyright@ 2010]

sábado, 9 de janeiro de 2010

BONS CONSELHOS PARA QUEM QUER NAMORAR.

“Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”. II Timóteo 2:22

Gostaria que você entendesse algumas coisas sobre o namoro. BOM ele não é tão complicado como parece. Ele só torna complicado quando CRIAMOS nossas próprias regras.

Quando uma pessoa decide gostar de alguém é uma dádiva, é um presente da vida que só poderá ser desfrutado plenamente após o casamento. O namoro por si só traz algumas responsabilidades. Para que o namoro não se transforme mais um rostinho uma troca de figurinhas ou mais uma cara nova no pedaço despedaçando as experiências ou partindo o coração é necessário tomar alguns passos antes de decidir relacionar com alguém.

PRIMEIRO: Orar por um tempo para saber se é à vontade de Deus. lembre-se tudo começa com a oração. Não se precipite.

SEGUNDO: Comunicar e pedir autorização dos pais. Filhos de Deus namoram na luz e não às escondidas.

TERCEIRO: Conhecer a pessoa que se pretende gostar. Não seja surpreendido com a frase: eu não sabia que ele (a) era assim preste atenção nos sinais comportamentais, ou como ele (a) é com as pessoas mais próximas.

QUARTO: Saber se a pessoa que se pretende gostar irá corresponder com o mesmo afeto. Não aposte todas suas fichas.

QUINTO: Saber se essa pessoa de fato é um cristão para que o seu namoro não seja do tipo confusão de línguas, imposição de mãos e o fogo subindo e descendo (pegou a piada? rsrs).

SEXTO: Não dar esperança ou fazer jogo sentimental com pessoas que gostam de você, para que ela não interfira na sua vida ou infernize a vida da outra pessoa que você decidiu gostar.

SÉTIMO: Se uma pessoa gosta de você e você não dela, (Paquera ou admirador) comunique com toda firmeza e honestidade que não se interessa por ele (a), não deixe nenhum sinal de esperança para que seu novo relacionamento não passe por dificuldades. Ninguém mereçe.

OITAVO: Nunca comece um relacionamento gostando de outra pessoa, ou para esquecer de alguem que você gosta muito. Lembre-se daquele ditado: não façam com o próximo o que não gostaria que fizessem com você. Esta estória de que só se esquece um grande amor procurando outro grande amor só acontece nas telinhas de Hollywood. Na vida real o que funciona é dormir de consciência tranqüila. Quem engana sempre será enganado e engana a si mesmo. Sempre é bom começar do zero, afinal todo mundo mereçe uma nova chance para começar de novo e você também.

FAÇAM UM VOTO DE SANTIDADE: Lembre-se namorar é despertar o amor pela outra pessoa é relacionar afetivamente e efetivamente de modo estável e construtivo, é amar saudavelmente sem coabitação. O namoro é como nosso caráter deve ser estável e honesto. Faça que seu namoro glorifique a Deus e não a si mesmo, fazendo assim você terá um glorioso casamento e não terá dificuldades e nem causará problemas para ninguém e também poupará que sua vida seja uma coxa de retalhos emocional, boa sorte, Deus te abençoe.

Autor: Alexandre Rubens[copy-right@ 2010]